quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Revista científica recebe artigos sobre tecnologias de informação e comunicação para a gestão do SUS


A revista Reciis, do ICICT/Fiocruz, está com chamada pública de artigos abertas para o número temático: As tecnologias de informação e comunicação no setor saúde: potencialidades e desafios para a gestão do SUS. O prazo final para submissão de artigos foi prorrogado até 15 de março de 2013. A publicação desse número temático está prevista para junho de 2013.

Esta publicação tem como objetivo incentivar e ampliar a produção técnico-científica sobre a temática ao discutir os dilemas e as perspectivas da subárea de Informação e Informática em Saúde, contribuindo para o seu desenvolvimento teórico como um dos campos da Saúde Coletiva, e ainda debater os desafios da formação de trabalhadores para a área de Informações em Saúde do SUS, incluindo o uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

Entre os editores convidados para esse número da revista está Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, pesquisadora ENSP, Elenice Machado da Cunha, pesquisadora Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e José Muniz da Costa Vargens, analista de sistemas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde/Ministério da Saúde.

RECIIS

A Reciis é uma revista pluralista, bilíngüe e não-doutrinária, que publica produtos do trabalho científico voltados para a compreensão da dinâmica da arena da saúde nas diversas sociedades contemporâneas e suas relações e inter-relações com as áreas da informação, comunicação e inovação tecnológica, econômica, institucional, social e de políticas públicas. Todos os textos aprovados serão traduzidos pela Reciis e publicados em ambos os idiomas. A Reciis está atualmente indexada no Latindex - Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanha y Portugal, no Directory of Open Access Journals -DOAJ e em Sumários.Org.


Mais informações neste site: http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/index 

*Com informações da ENSP e RECIIS

INSS: tuberculose afastou 12 mil do trabalho em 2012


Por Extra

Um levantamento feito por médicos peritos do INSS, considerando as dez doenças infecciosas que mais afastaram segurados trabalho em 2012, concluiu que a tuberculose foi a enfermidade que mais gerou o pagamento de auxílios-doença: 12.997 casos. Além disso, Aids (8.030) e hanseníase (4.979) lideram o ranking. Em seguida, vieram erisipela (3.242), hepatites virais crônicas (3.048), leishmaniose (1.227) e hepatites virais agudas (1.178), seguidas por doença de Chagas (737), dengue (511) e herpes (431 ocorrências).

Ainda de acordo com a pequisa, os benefícios concedidos por doenças infecciosas representaram 4,33% do total de aposentadorias, pensões e auxílios que a Previdência Social passou a pagar no ano passado. As regiões Sudeste, com 20.309 casos, e Nordeste, com 9.947 ocorrências desse tipo, foram as que mais concentraram a geração de benefícios por moléstias graves em 2012. Em todo o país, foram concedidos 43.388 benefícios.

Em média, segundo o levantamento dos médicos peritos, dois terços dos afastamentos do trabalho por essas doenças ocorrem com homens e um terço com mulheres. As exceções são dengue e erisipela, em que os casos dividem-se igualmente entre os sexos masculino e feminino. A maioria dos afastamentos por essas doenças consideradas graves aconteceu com segurados de 25 a 44 anos. O levantamento foi elaborado com base em dados do Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabi), mantido pela Previdência Social.

Aposentados querem voltar a trabalhar
Uma pesquisa realizada entre novembro e dezembro do ano passado pela consultoria Vagas Tecnologia apontou que 95% dos aposentados querem voltar a trabalhar. O estudo contou com 476 pessoas. Entre as razões listadas pelos entrevistados para voltar a ter um emprego estão o gosto pelo trabalho, o fato de se sentir mais ativo e a necessidade de complementar a renda mensal. O levantamento mostrou, ainda, que 86% gostariam de trabalhar na área em que atuavam.

Nesta segunda-feira, a Previdência Social também informou que as operações de crédito consignado para segurados do INSS totalizaram R$ 2,2 bilhões em dezembro. O resultado foi 3,17% inferior em relação ao mesmo mês de 2011.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parceria Stop TB lança chamada para selecionar três novos membros para compor comitê de seleção de editais


No ano passado, a parceria Stop TB lançou edital para o fomento de ações de base comunitária sobre  tuberculose (TB) com o objetivo de apoiar atividades de Comunicação, Advocacy e Mobilização Social (CAMS) destinadas a sensibilizar e capacitar comunidades no envolvimento direto na luta contra a tuberculose. As inscrições deveriam ser realizadas até 30 de setembro de 2012. Os projetos que forem selecionados receberão bolsas de 5 a 20 mil dólares.

Para a avaliação dos projetos inscritos e definição daqueles que devem receber a bolsa, a parceria Stop TB está em busca de três novos membros para compor o Comitê de Seleção de Editais que tem como função analisar e selecionar as propostas que devem ser financiadas, garantindo a integridade e a consistência de um processo aberto e transparente.

Importante destacar que é indispensável proficiência em inglês e que candidatos com proficiência adicional em francês, russo e/ou espanhol terão preferência na seleção. Os membros do Comitê terão mandato de dois anos, com possibilidade de renovação. 

Desta forma, se você, ou alguém que você conhece se encaixar no perfil solicitado para este comitê envie a nomeação seguindo as instruções descritas em nota divulgada pela Parceria Stop TB:


CALL FOR NOMINATIONS FOR MEMBERSHIP IN THE SELECTION COMMITTEE
OF THE STOP TB PARTNERSHIP
Challenge facility for civil society

The Challenge Facility for Civil Society (CFCS) of the Stop TB Partnership is currently seeking nominations for three new grant Selection Committee members.
If you or someone you know would be a suitable candidate for the Selection Committee please submit your nomination, following the instructions below.

Background
In response to a call made by civil society on the need for a financing mechanism for civil society organizations working on TB, The Stop TB Partnership´s Challenge Facility for Civil Society (CFCS) was created in 2007 to provide support to community-based organizations that are engaged in advocacy and social mobilization activities and seek to raise awareness and empower communities to become part of the solution in the fight against TB. The Challenge Facility has awarded US$ 1.8 Million to 98 grantees in 37 countries to date.

The CFCS Selection Committee is an independent, impartial team of experts selected by the Stop TB Partnership Secretariat. Its role is to review proposals and select those that should be funded and guarantee the integrity and consistency of an open and transparent application review process.

For more information please visit the CFCS website http://stoptb.org/global/awards/cfcs/.

Selection Committee Composition
The Selection Committee is composed of 10 members who have broad array of expertise in in community systems, civil society mobilization, advocacy and key TB tools such as the Stop TB Strategy and Global Plan to Stop TB; and knowledge of key stakeholders including the Global Fund.  They serve in their personal capacities only. The Committee as a body assembles gender-balanced members who together have geographically diverse experiences and have worked with different types of health and social sector organizations in developing countries.

Conflicts of interest and confidentiality
Selection Committee members must declare on an annual basis and prior to proposal review any potential conflicts of interest, in accordance with the WHO Declaration of Interest for Experts.

Working language
English proficiency is required. Nominees with additional proficiency in French, Russian, and/or Spanish will be given preference.

Length of term
§  Committee members will serve a two-year term with a possibility of renewal.

Nomination procedure
Individual nominations should be accompanied by a CV and a cover letter explaining the individual’s interest in and suitability for membership on the CFCS Selection Committee.
If an institution is nominating a candidate, the nomination should be accompanied by a letter of institutional support for the individual.
All nominations and materials must be sent by 15 March 2013 via email to stoptbcfcs@who.int with the subject heading: "NOMINATION FOR CFCS SELECTION COMMITTEE".
Queries can be addressed to the same email.


Faça o download do PDF sobre a candidatura no link:

https://docs.google.com/file/d/0B0CE2wqdEaR-d2EwdjBzRG1OZEk/edit


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Governo Federal realiza Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas


Da Secretaria de Relações Institucionais/PR 

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, o Governo Federal irá realizar, em Brasília (DF), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável. O evento, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, irá reunir gestores municipais de todo o país – novos e reeleitos – para estabelecer parcerias com o objetivo promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.

Para apoiar os gestores municipais a atingir esse objetivo, serão apresentados os principais programas federais compreendidos nos eixos Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Cada temática destacará as políticas dos Ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.

Programas prioritários do Governo Federal, executados em parceria com os governos municipais, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros, irão compor a programação principal do evento.

“Esse encontro será muito importante para promover uma integração ainda maior entre os gestores municipais e a União. A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, diz a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Também serão apresentadas boas práticas de municípios e consórcios intermunicipais e oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse, bem como de outros instrumentos de modernização administrativa. Os participantes receberão publicações exclusivas com orientações voltadas para o início dos mandatos e os programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras.

A primeira recepção do Governo Federal aos novos prefeitos aconteceu em 2009. A realização do evento integra as ações de apoio federal à gestão local e ao fortalecimento do diálogo direto entre União e municípios.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tuberculose, Aids e Malária na Declaração de Montevidéu



De 14 a 16 de janeiro foi realizado, no Uruguai , o VII Encontro Ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que cobrou de todos os representantes a intensificação dos contatos e das ações bilaterais e multilaterais com o objetivo de fortalecer a cooperação no âmbito regional. 

Patriota lembrou os laços culturais que unem os países-membros do foro, e também os avanços obtidos por eles no campo socioeconômico nos últimos anos. 

Durante o evento foi assinada a  Declaração de Montevidéu  onde todos os países membros se comprometem a cumprir as ações deste plano. No item 80 destaca-se a responsabilidade dos países em relação a AIDS, Malária e Tuberculose:

“Enfatiza a necessidade de troca de informações sobre experiências nacionais bem sucedidas, as lições aprendidas, a transferência de tecnologia e acesso facilitado ao conhecimento científico a fim de promover a cooperação Sul-Sul, entre outros, em áreas de combustíveis limpos e de energia ecológica/Biocombustíveis, produção agrícola e pecuária, desenvolvimento de recursos humanos, HIV/aids, malária e tuberculose, biotecnologia, educação, Infraestrutura, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia, investigação científica marinha, controle e fiscalização da Pesca".

Para a Declaração completa (disponível em inglês) acesse: 



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Acolhimento aos secretários municipais de saúde


O Ministério da Saúde receberá entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro os secretários municipais de saúde. Durante o evento, serão apresentadas as principais políticas e linhas de financiamento do ministério para os municípios brasileiros, para que os secretários conheçam como funcionam os repasses, contratos e convênios e saibam como estabelecer novas parcerias com o ministério.

As inscrições para o evento podem ser realizadas entre 14 e 25 de janeiro, no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=10269 e devem ser confirmadas até o último dia (25). Após essa data, a inscrição só poderá ser feita no local do evento. 

Os secretários municipais de saúde terão prioridade nas inscrições e direito à hospedagem e alimentação.  Demais gestores podem fazer a inscrição e participar do evento, porém não terão direito à hospedagem e alimentação, com exceção para os casos em que estiverem representando o secretário ou a secretária.

Veja a programação:

31 de janeiro
20h - Abertura: Conferência com ministro da Saúde, Alexandre Padilha: Os avanços e desafios do SUS no Brasil
22h - Coquetel

1º de fevereiro
8h30 - Apresentação e debate: Melhoria da qualidade e acesso na atenção básica

10h30 - Apresentação e debate: Regionalização e contrato organizativo de ação pública

12h30 - Horário reservado para almoço

14h30 - Apresentação e debate: Redes de atenção à Saúde no Brasil

Serviço:
Acolhimento aos secretários e secretárias municipais de saúde
Data: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2013
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Auditório Master, em Brasília-DF.



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tuberculose como urgência na agenda dos BRICS


A Parceria Stop TB divulgou declaração assinada no 2º Encontro de Ministros da Saúde dos BRICS, que aconteceu em Delhi, na ultima sexta-feira, 11. 

Segundo a declaração, os Ministros da Saúde do Brasil, da Rússia, Índia, China e África do Sul reconhecem que a tuberculose (TB), sua forma multidrogarresistente (TB-MDR) e a coinfecção tuberculose e HIV são grave problema de saúde pública para os países dos BRICS, devido à alta prevalência e incidência, principalmente entre as populações mais vulneráveis e marginalizadas da sociedade. 

Assim, decidiram cooperar para o desenvolvimento da capacidade e infraestrutura visando a redução das taxas de tuberculose por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas, diagnóstico e promoção de consórcios para que pesquisadores possam colaborar em ensaios clínicos, visando a ampliação do acesso aos medicamentos de baixo custo e a prestação de serviços de saúde com qualidade.

Os ministros também reconheceram a necessidade da adoção e melhoria dos sistemas de notificação das pessoas com tuberculose e disponibilidade de medicamentos nos serviços de saúde, qualificando o desempenho dos fornecedores e otimizando os sistemas de compras. 

Com relação à coinfecção TB/HIV, entenderam que é preciso melhorar a logística e a gestão da coinfecção nos serviços de saúde primária, bem como nos serviços especializados de atenção à pessoa com HIV, para ampliar o diagnóstico precoce da coinfecção TB/HIV.

"Pela primeira vez, os Ministros dos BRICS discutiram e acordaram sobre etapas cruciais para reduzir a carga de TB-MDR e TB/HIV, destacando a necessidade de colaboração reforçada entre estes países, incluindo a implementação de soluções justas, acessíveis e sustentáveis”, disse a Dra. Lucica Ditiu, Secretária Executiva da Parceria Stop TB.

Os ministros renovaram o compromisso de intensificar a cooperação internacional em saúde, em particular a cooperação Sul-Sul, com o objetivo de apoiar os esforços dos países em desenvolvimento para promover a saúde universal e estabelecer a rede de cooperação tecnológica dos BRICS.  Destacaram também o importante papel dos medicamentos genéricos para a execução do direito à saúde e a importância da transferência de tecnologia para capacitar os países em desenvolvimento, que são cruciais para a ampliação do acesso ao tratamento de TB-MDR e TB/HIV.

“Quando você considera que estes cinco países são responsáveis por 43% da população e aproximadamente metade dos casos de tuberculose do mundo – e quase um terço dos casos multirresistente a medicamentos – entende que este forte compromisso de cooperação e ampliação das ações pode ser a grande virada na luta global contra a doença. Nos dá motivos para ter esperança”, disse Dr. Mario Raviglione, diretor do Departamento Stop TB da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para ler a declaração na íntegra (em inglês) acesse: http://pib.nic.in/newsite/erelease.aspx?relid=91533 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Projeto universitário leva mutirão de saúde aos presídios


A equipe é formada por 19 pessoas, envolvendo alunos de mestrado e doutorado, graduação e profissionais da área de saúde


Um projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai verificar a prevalência de tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis nos presidiários e servidores do sistema prisional do Estado.

Com a anuência da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a pesquisa será feita em unidades penais de regime fechado de Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Campo Grande.

Sob a coordenação do doutor Júlio Henrique Rosa Croda, a equipe é formada por 19 pessoas, envolvendo alunos de mestrado e doutorado, graduação e profissionais da área de saúde.

A ação abrange a realização de entrevistas sobre exposição à tuberculose e risco de DSTs, além de coleta de sangue, escarro e teste tuberculínico.

Com duração aproximada de três meses, o projeto pretende atender a cerca de 4070 pessoas nas unidades penais dos cinco municípios. 

Carlos Morel é eleito presidente do Conselho de Diretores da TB Alliance


Além da TB Alliance, Morel ajudou a criar vários programas globais para P&D em doenças negligenciadas

Da FIOCRUZ - Por Danielle Monteiro e Joanna Breitstein

O diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, foi eleito e nomeado presidente do Conselho de Diretores da Aliança Global de Desenvolvimento de Drogas para Tuberculose – Aliança TB (Global Alliance for TB Drug Development – TB Alliance, em inglês), organização internacional sem fins lucrativos com sede em Nova York, que busca curas mais eficientes, rápidas e acessíveis para a doença. Segundo Morel, o Brasil, pela capacidade científica e tecnológica de suas instituições e pela importância que a tuberculose ainda assume no contexto nacional, terá uma maior participação nos próximos desafios que a TB Alliance enfrentará. “Já iniciamos contatos com o Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e de Vigilância em Saúde (SVS), visando fortalecer parcerias que possam levar a importantes desdobramentos científicos, tecnológicos e em saúde pública para o país", adianta.

A doença ainda é uma das principais causas de morte no mundo, levando a óbito 1,4 milhão de pessoas por ano. No Brasil, foram registrados, somente no ano passado, 71.337 casos da enfermidade e, entre 2001 e 2011, notificados aproximadamente 4,6 mil óbitos. O tratamento leva de 6 a 30 meses e a dificuldade de aderência dos pacientes ao complexo regime de medicamentos tem alimentado o desenvolvimento de cepas cada vez mais resistentes e mortais. Leia aqui o texto da TB Alliance sobre a nomeação de Morel (texto em inglês).

Morel afirma que os próximos anos representarão um desafio novo e único para a TB Alliance, já que vão entrar em fase clínica 3 os ensaios de novos regimes terapêuticos totalmente baseados em novos medicamentos contra a doença, testes que vão envolver grandes números de pacientes em vários continentes. “Tecnologicamente desafiantes e economicamente bastante caros por conta do número de pacientes que serão recrutados, estes ensaios exigirão uma dedicação especial dos gestores, técnicos e cientistas da TB Alliance e dos hospitais e centros de pesquisa clínica participantes, assim como uma participação ativa dos conselhos Diretor e Científico da organização", destaca. Um dos criadores da TB Alliance há mais de uma década, Morel conta que vai assumir o cargo em um momento muito relevante na evolução da organização. “A TB Alliance passa por um momento de sucesso sem precedentes e está preparada para entregar tratamentos mais desenvolvidos contra a tuberculose”, afirma.

Morel foi o primeiro presidente da TB Alliance em 2000 e está sucedendo Bruce Carter, diretor-executivo da Immune Design, companhia americana de produção de vacinas. Com vasto conhecimento em pesquisa e desenvolvimento no campo de doenças negligenciadas, o novo presidente do Conselho Diretor da TB Alliance foi professor da Universidade de Brasília antes de atuar na Fiocruz em 1978, quando foi convidado para criar o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Foi também diretor do Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde (World Health Organization’s Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases – TDR, em inglês) de 1998 a 2004. Além da TB Alliance, ajudou a criar vários programas globais para P&D em doenças negligenciadas, como Medicamentos para o Risco de Malária (Medicines for Malaria Venture), Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (Drugs for Neglected Diseases initiative - DNDi), e Fundação de Diagnósticos Novos e Inovadores (Foundation for Innovative New Diagnostics).

Em outubro do ano passado, Morel assinou artigo, juntamente com Alexandre Guimarães Vasconcellos, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no qual discorre sobre o desafio de transformar ciência em inovação no combate à tuberculose. Embora a produção de artigos científicos no país sobre a doença tenha crescido acima da média mundial nos últimos 15 anos, a capacidade inovadora brasileira se mostrou fraca. O estudo foi publicado na Plos One, periódico científico global de acesso livre. “A falta de interesse do setor industrial brasileiro pelo patenteamento na área acende uma luz vermelha na capacidade do país em inovar, visto que não é adequado supor que a universidade sozinha consiga levar novos produtos ao mercado”, afirmam os pesquisadores no estudo. Para a função de vice-presidente do Conselho Diretor, a TB Alliance nomeou Jaap F. Broekmans, presidente da Força Tarefa Global da OMS de medição de impacto da tuberculose e professor-adjunto de epidemiologia na Escola de Saúde Pública John Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos.

TB Alliance

A Aliança Global de Desenvolvimento de Medicamentos para Tuberculose é uma organização sem fins lucrativos dedicada a encontrar tratamentos terapêuticos mais acessíveis e de ação mais rápida para o combate à tuberculose. Por meio da ciência inovadora e com parceiros em todo o mundo, a organização tem como objetivo garantir acesso equitativo para a cura mais rápida e eficiente para a melhoria da saúde global. A TB Alliance opera com financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates (Bill & Melinda Gates Foundation), com auxílio do governo da Irlanda, do Reino Unido, da Unitaid, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (National Institute of Allergy and Infectious Disease), da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (United States Agency for International Development) e da Agência Reguladora de Medicamentos e Alimentos americana (United States Food and Drug Administration). Mais informações aqui (em inglês).


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

EUA aprovam 1° medicamento contra tuberculose depois de 40 anos


Tratamento combate tipo da doença resistente aos remédios que já existem. Casos estão em crescimento no mundo, com 400 mil afetados em 2011.

Da France Presse

A FDA, a agência de regulação de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira a aprovação do Sirturo, um tratamento contra a tuberculose multirresistente aos medicamentos existentes, convertendo-se na primeira droga contra esta doença autorizada em 40 anos.

"A tuberculose multirresistente é uma grave ameaça à saúde do mundo e o Sirturo oferece um tratamento de que necessitavam pacientes que não dispõem de outra opção terapêutica", afirmou Edward Cox, da FDA, em um comunicado.

"No entanto, pelo fato de o medicamente possuir riscos importantes, os médicos devem garantir seu uso correto e apenas em pacientes que não têm outra opção", insistiu.

A tuberculose multirresistente (MR), que está em crescimento, com 400 mil casos no mundo em 2011, segundo a Organização Mundial da Saúde, resiste à isoniazida e à rifampicina, os dois mais poderosos medicamentos antituberculose disponíveis atualmente.

A principal causa da multirresistência é a aplicação incorreta dos tratamentos antituberculose. Na maioria dos casos, a doença pode ser superada em seis meses, com uma administração restrita do tratamento, segundo os médicos.

O Sirturo, elaborado pelo laboratório americano Johnson and Johnson e que é utilizado em combinação com outros medicamentos antituberculose, atua neutralizando uma enzima necessária para que a bactéria responsável pela infecção, o bacilo de Koch, possa multiplicar-se e expandir-se por todo o corpo.