quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comitê para o Controle Social da Tuberculose realiza oficina sobre direitos humanos e participação social Florianópolis

Da SES/SC

O Comitê para o Controle Social da Tuberculose em Santa Catarina realizou, nos dias 28 e 29 de abril, uma oficina com o tema “Direitos Humanos, participação social e tuberculose”, no Hotel São Sebastião, em Florianópolis. Membros do comitê, gestores de programas municipais e regionais relacionados à doença participaram do encontro.

A coordenadora no Estado do Programa de Controle da Tuberculose, Nardele Juncks, destaca a importância do evento.  “Esta oficina é para capacitar os profissionais e melhorar a rede de atenção social aos pacientes”, afirma Nardele.

A oficina foi ministrada pelos consultores técnicos Lucas Seara e José Carlos Veloso do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. O consultor Lucas Seara explica que a oficina irá ajudar a capacitar os profissionais de saúde a lidar com as implicações sociais da tuberculose. “A doença, muitas vezes, está associada à pobreza. Os doentes não têm acesso a determinados direitos, como moradia e alimentação. Essas não são obrigações do profissional de saúde, mas ele pode aprender a articular essas carências e conseguir resultados”, ressalta Seara.

O consultor do Ministério da Saúde elogiou a iniciativa do Estado, e disse que o Comitê para o Controle da Tuberculose em Santa Catarina já nasce com discussões maduras. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a sociedade civil, o Comitê está em fase de implantação. O objetivo do comitê é integrar e contribuir para as políticas públicas voltadas ao controle da tuberculose no Estado, principalmente para as populações mais atingidas pela doença, como pessoas com coinfecção tuberculose/HIV/aids, indígenas, pessoas em situação de rua e as privadas de liberdade.


Perfil da tuberculose em Santa Catarina:


  • São 1.800 casos novos por ano;
  • 25% tem relação com o uso de drogas;
  • 20% tem associação com HIV/aids;
  • 13% tem associação com alcoolismo;
  • 5 a 6% tem associação com diabetes.


O que é tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. Causa lesão principalmente nos pulmões. A transmissão se dá por via respiratória, por meio da tosse, fala e espirro. É causada por um microrganismo conhecido como bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). O diagnóstico consiste no exame do escarro para identificação do bacilo da tuberculose, podendo ser realizado em todas as unidades de saúde.

Um terço da população mundial está infectado pelo bacilo, mas apenas pessoas com a imunidade debilitada desenvolvem a doença. Portadores de HIV/aids, diabéticos, usuários de drogas (tabaco, drogas ilícitas e álcool), população carcerária, indígenas e moradores de rua são os mais vulneráveis. A doença é transmitida apenas pelo doente sem tratamento, que pode infectar de 10 a 15 pessoas no período de um ano.

Principais sintomas:

  • Tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de catarro;
  • Febre baixa, geralmente no período da tarde;
  • Suor noturno;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Cansaço ou dor no peito.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SVS lança edital voltado para iniciativas educacionais aplicadas à Vigilância em Saúde


Da SVS/MS

O Chamamento Público nº 5_2014  consiste em selecionar propostas que contribuam para o desenvolvimento de iniciativas educacionais para qualificar os trabalhadores atuantes na Vigilância em Saúde no Brasil, por meio de parcerias com instituições de ensino, e, dessa forma, contribuir com o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As propostas de iniciativas educacionais, neste Chamamento, poderão ser apresentadas nos níveis: Recursos Educacionais, Capacitação e Pós-graduação, conforme os formulários disponíveis no site da SVS pelo link  http://portalsaude.saude.gov.br/images/doc/2014/abril/11/Formul--rio-Submiss--o-de-Proposta---protegido.doc 

O regulamento completo do processo de submissão e seleção de propostas e projetos está disponível no site www.saude.gov.br/svs.

Clique aqui para ler a íntegra do Chamamento Público nº 5 – Iniciativas educacionais aplicadas à Vigilância em Saúde.

 O prazo para submissão de propostas encerra-se em 26/05/2014.

Para mais informações, escreva para qualifica.svs@saude.gov.br.

Contamos com a participação de todos, seja apresentando propostas ou divulgando a informação!





quinta-feira, 10 de abril de 2014

Em Minas Gerais, roda de conversa sobre tuberculose é destaque na Semana Nacional de Humanização

Do Fórum Mineiro de Tuberculose

O tema "Humanização, Mobilização Social e Acolhimento " há muito vem sendo discutido não só por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como também por trabalhadores e gestores em saúde. Um dos dilemas enfrentados atualmente por profissionais da saúde é o atendimento prestado a pacientes com Tuberculose, doença que se contra nos dias de hoje relacionada à pobreza e à desinformação. 

Tais pacientes possuem características peculiares, o que pode dificultar a aproximação e o estabelecimento de vínculo com os diversos profissionais dos serviços de saúde e assistência social - como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais -  bem como com os próprios familiares, buscando o isolamento e a não adesão ao tratamento.

Diante de tal cenário, percebe-se a necessidade latente de se buscar um tratamento cada vez mais humanizado, de modo que esse paciente seja tratado com o diálogo, respeito e atenção necessários. Para isso, é preciso mudar as concepções acerca da atual realidade desta doença, considerando ações realizadas por meio da comunicação, do advocacy e da mobilização social. 

Nesta perspectiva, o Fórum Mineiro de ONG's para o Controle da Tuberculose realizou uma a roda de debates nesta terça-feira, 8 de abril, aproveitando a Semana de Humanização que está ocorrendo em todo o Brasil. 

A atividade teve como objetivo conhecer os diversos temas e ferramentas para a promoção da mobilização social, controle social e  dos Direitos Humanos, buscando combater o  preconceito e o estigma relacionados a esta doença.

O evento contou com a participação de Maria Cristina Abreu Reis - coordenadora da secretaria municipal da pessoa com deficiência e direitos humanos de BH, Ludmila Tavares, José Maurício e Francisco do Fórum Mineiro de ONG's para o controle da Tuberculose, além de técnicas de enfermagem Francyanne Lima Maia, Tania Antonia de Lima, Michelle Fiusa Costa Freitas e Telma do Amaral Pereira das áreas de Pneumologia e Tisiologia.

Segundo Ludmila Tavares, discutiu-se muito a necessidades de uma assistência mais humanizada e a importância de reconhecer o cuidado do outro como algo significativo e que implica em mudanças comportamentais por parte da equipe como um todo.

"Reconhecer o outro enquanto sujeito e cidadão é fundamental para pensarmos o paciente de Tuberculose, que padece mais do estigma social do que propriamente da doença", destacou.

Para Ludmila, os compartilhados por usuários e profissionais de saúde na roda de conversa apontam para a necessidade de mudança comportamental imediata. "O acolhimento é fundamental para que o paciente com Tuberculose possa se sentir valorizado e sujeito de seu próprio tratamento. Percebemos também que a qualidade de vida no trabalho e a valorização do trabalhador influenciam diretamente no tipo de atendimento prestado", finalizou.









Benedita da Silva apresenta projeto de lei em favor do trabalhador com tuberculose

Informe ENSP

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), vice-presidente da Frente Parlamentar Nacional de Tuberculose na Câmara, apresentou em 2 de abril o Projeto de Lei 7349/14 que garante o emprego do trabalhador com tuberculose desde o diagnóstico da doença até sua cura. De acordo com Benedita, as demissões são injustas, pois grande parte dos patrões não sabe que a tuberculose tem cura com apenas seis meses de tratamento. Além disso, com três meses de medicação o paciente deixa de ser transmissor da doença, fato que o capacita a conviver com qualquer pessoa sem qualquer risco de contágio.

É cada vez mais frequente pessoas com tuberculose serem despedidas do trabalho. "Por isso, defendo que o trabalhador com tuberculose tenha a garantia da manutenção do seu contrato de trabalho, desde o diagnóstico até a sua cura, comprovando periodicamente com laudos médicos o tratamento ininterrupto", explicou a deputada.

Segundo Carlos Basilia, do Observatório Tuberculose Brasil (OTB/ENSP), esse projeto de lei foi uma demanda feita a parlamentar pelo movimento social de luta contra a tuberculose, a partir de inúmeras denúncias e relatos sobre demissões sumárias de trabalhadores com diagnóstico de tuberculose, e significa um importante avanço na garantia de direitos das pessoas em tratamento da TB, coibindo a prática reiterada de demissões imotivadas com caráter discriminatório, por meio não somente da reintegração, mas ainda de pesadas sanções, que tenham caráter inibidor.

Basilia ainda destaca um trecho do texto do PL que enfatiza essa questão “Trata-se de atitude duplamente maléfica para o empregado, porque o transforma em vítima de odiosa discriminação; para a sociedade, e particularmente para a saúde pública, porque sofre um ataque direto contra as medidas de controle da doença. Essa situação desestimula continuidade do tratamento, trazendo sérios danos para à coletividade, prejudicando a luta, árdua e longa, que se vem travando contra a doença no Brasil, a qual tem entre os seus maiores obstáculos justamente os índices de abandono do tratamento”.

Saiba mais sobre o Projeto de Lei clicando aqui.



Testemunhal da vez é de Thiago Silva, capitão da Seleção!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Duas exposições na Câmara Municipal de Porto Alegre alertam sobre a tuberculose



A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até sexta-feira (11/4), as exposições Tuberculose Tem Curta – SUS Pra Valer e Sala de Situação em Tuberculose. 

As mostras são promovidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose para marcar, na Capital, a Semana de Humanização realizada pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Por ano, no mundo, são registrados 9,2 milhões de casos da doença, que mata 1,7 milhão de pessoas. 

Tuberculose Tem Cura é composta de oito jogos interativos que buscam conscientizar o espectador participante sobre as questões mais relevantes da doença, mostrando que ela é grave, mas possui tratamento totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já Sala de Situação em Tuberculose está estruturada em 23 banners com informações sobre as instituições e os Programas Municipais de Controle da Tuberculose.

A mostra pode ser visitada no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 8h30min às 16 horas, na sexta-feira. 

Entrada franca. Informações: (51) 3220- 4187, com Cláudia, e 3233-6884, com Maria Teresinha Santos Dias.

A doença

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose lembra que a doença é uma das mais antigas, mas ainda há muitas ideias erradas sobre ela. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dos 9,2 milhões de casos anuais no planeta, 1,7 milhão vão a óbito e 500 mil tornam-se multi-resistentes. 80% dos casos estão distribuídos por 22 países.

No Brasil, a tuberculose continua em níveis alarmantes, apesar de todos os esforços e recursos investidos, segundo o Comitê. Estima-se que 20% dos doentes não são descobertos e seguem espalhando a doença. Na Região Sul, por exemplo, são altas as taxas de incidência, prevalência e abandono de tratamento e de mortalidade.

A Região Metropolitana de Porto Alegre exibe, conforme o Comitê, índices muito altos se comparados a outras partes do país. Em torno de 30% dos doentes com tuberculose pulmonar são portadores do HIV ou vivem com Aids. “Associa-se a isso o crescente número de pessoas em situação de rua e dependência química”, informa o Comitê. “Portanto, trata-se de um grave problema de saúde pública. Mas a tuberculose é uma doença curável e tem tratamento pelo SUS, sendo possível reverter ou minimizar esse quadro.”

O Comitê

Fundado em 2007, o Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose é um colegiado consultivo e propositivo que tem participação conjunta de governos e organizações da sociedade civil. Integram o Comitê Estadual gestores estaduais e municipais de controle da doença de 15 municípios considerados prioritários, os Conselhos Municipais de Saúde, o Lacen-RS, a Susepe e algumas organizações.


Tuberculose e Humanização: informar para acolher


De 7 a 11 de abril, todo o Brasil está mobilizado para a Semana de Humanização. Diversas atividades vem sendo desenvolvidas nos estados e municípios, nas mais diversas áreas da saúde.

Nesta terça-feira, 08, o Programa Estadual de Tuberculose do Rio de Janeiro, em parceria com o Fórum de ONGS TB, representado pela liderança comunitária Sonia R. G. da SIlva -  da AMAMU, realizou uma atividade super bacana em comemoração à semana de humanização. 

A atividade aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, durante a Feira de Ciências, onde serviços e programas de saúde apresentaram o que tem realizado no seu cotidiano para concretizar preceitos da Humanização, com o tema Informar para Acolher!

E foi nesse sentido, de informar de forma lúdica e divertida, aproximando as pessoas e criando vínculos, que a famosa Exposição Itinerante da Tuberculose - SUS pra Valer! chamou a atenção da galera que se divertiu com os diversos jogos, enquanto recebiam as informações mais importantes sobre a tuberculose. 

O evento  contou com a participação de profissionais de saúde de todo o estado. 
Além de procurarem o espaço para brincarem com os jogos e ampliarem o próprio conhecimento, muitos buscavam informações sobre como reproduzir os jogos da exposição itinerante.

A procura e o desejo pela reprodução dos jogos da exposição itinerante reflete o sucesso da atividade e do material! Torcemos para que todos aqueles que desejam reproduzir o material de fato o façam para que atividades mais humanizadas se espalhem pelo Brasil!

Quer reproduzir os jogos da Exposição Itinerante?

Acesse o acervo do BLOG e clique em Mala de Jogos do Fundo Global.

Tuberculose e Humanização é uma mistura que dá certo!





segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Pará e o Dia Mundial de luta contra a Tuberculose: conheça as atividades desenvolvidas

A Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Pará realizou  no período de 24 a 28 de março de 2014 atividades de tuberculose em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.


No dia 24 de março realizou-se o IV Seminário estadual sobre os “Desafios para o controle da tuberculose em populações vulneráveis: moradores de rua, privados de liberdade e indígenas”, do qual participaram como palestrantes  a coordenadora do município de Belém, que abordou a situação do morador de rua, técnicos da Superintendência do Sistema Penitenciário e do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins.

Também participaram o Secretário Estadual de Saúde, alguns Secretários Municipais de Saúde, COSEMS, SUSIPE, DSEI’s, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Santa Casa de Misericórdia do Pará, LACEN, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Grupo AJUS,  profissionais de saúde da região metropolitana, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública e  alunos de universidades.

No período de  25 a 28 de março, técnicos do Programa Estadual  de Controle da Tuberculose  realizaram  palestras para alunos de universidades sobre “O programa de controle de  tuberculose na  atenção primária: a importância da integração multiprofissional”. 

Foram contemplados alunos dos cursos de  Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina de universidades da região metropolitana com média de público de 100 alunos em cada palestra.





terça-feira, 1 de abril de 2014

Prorrogado o prazo para a apresentação de projetos do edital da SVS, nº 1, de 14 de fevereiro de 2014

Atenção atenção!!

O prazo do Edital nº 1/2014 “Seleção de projetos de base comunitária a serem desenvolvidos por instituições privadas, sem fins lucrativos” foi prorrogado!

A nova data limite de postagem das propostas é 30 de abril 2014! Não perca tempo!

Para mais informações:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/programas-e-projetos-svs