segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Resultado do Processo de Seleção de Propostas de Pesquisa Envolvendo o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) no SUS


Considerando a implantação do Teste Rápido Molecular (TRM-TB) e a importância da expansão da Rede de Teste Rápido para Tuberculose (RTR-TB) no Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/SVS/MS) promoveu processo seletivo de propostas de pesquisa envolvendo o TRM-TB para apoiar estudos científicos associados à implantação do teste na rotina assistencial. 

O objetivo é ampliar o conhecimento científico sobre o desempenho do TRM-TB nos diversos aspectos relacionados ao controle da tuberculose no Brasil, sua contribuição para o SUS e outros contextos que possam ser correlacionados.

Foram recebidas 65 propostas, oriundas de todas as regiões do Brasil, sendo 33 aprovadas que receberão apoio do PNCT  por meio da disponibilização de insumos e/ou equipamentos. Todos os proponentes receberão mensagem por e-mail formalizando o resultado da submissão. Entre as propostas aprovadas (33) algumas apresentaram ressalvas que serão apontadas para ajustes, conforme orientações do PNCT/MS.

Para esclarecimentos e demais informações envie e-mail para tuberculose@saude.gov.br

Para acessar a lista de propostas aprovadas clique aqui.



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Estância Velha - RS comemora o Dia Estadual de Conscientização e Mobilização na luta contra a tuberculose

Da Prefeitura de Estância Velha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Estância Velha, por meio do Programa Municipal da Tuberculose/Vigilância em Saúde, inicia, a partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira (26), uma série de ações voltadas à prevenção da tuberculose. A Semsa realizará capacitação com os profissionais de saúde e palestras em escolas e empresas do município. Também estão previstas atividades de conscientização sobre a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária municipal de Saúde, Angela Marmitt, destaca a importância da obtenção de informações e do diagnóstico sobre a doença e da adesão do paciente ao tratamento. “É importante que as pessoas busquem saber sobre essa doença e que o diagnóstico seja feito cedo, para que o tratamento seja eficaz e evite sequelas, além de evitar a transmissão de pessoa a pessoa. Mas, para isso, é muito importante também que, uma vez diagnosticado com tuberculose, o paciente siga corretamente o tratamento”, explica.

O dia 22 de setembro foi instituído pela Lei 14.425/2014 como o Dia Estadual de Conscientização e Mobilização na Luta contra a Tuberculose.

Sobre a doença

A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde em nível mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2012, 8,6 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose e 1,3 milhões morreram em decorrência da doença.

A tuberculose atinge pessoas de todas as idades mas, principalmente, a faixa etária entre 15 e 54 anos. É transmitida de pessoa a pessoa, em especial, através do ar.

A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de alguém contagiado pela tuberculose lançam no ar gotículas contendo o Bacilo de Koch, agente causador da doença. O pulmão é o principal órgão atingido (80% dos casos), mas outros órgãos também podem ser afetados.

Os principais sintomas são febre baixa vespertina (à tarde), suor noturno, falta de apetite e emagrecimento, dor torácica, tosse produtiva (com secreção). É importante que as pessoas que apresentem esses sintomas procurem um médico. Aquelas que convivem com o doente, quando diagnosticada a doença, também devem procurar orientação médica.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

“Fala, Comunidade!” de 2014 discute Aids e tuberculose


O “Fala, Comunidade!” 2014 começou nesta terça-feira, 16 e segue até quarta-feira, 17, no Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo - Rio de Janeiro. 

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de estratégias, tecnologias e práticas entre as redes comunitárias de prevenção e promoção da saúde no Rio de Janeiro e parceiros convidados. 

Neste ano o tema “Aids e Tuberculose: nossas estratégias, nossos desafios” relacionará e aprofundará aspectos relativos à epidemia de Aids e Tuberculose em vários contextos, como deficiência e sexualidade, moradia e vulnerabilidade e juventude. 

Para isso, durante os dois dias de “Fala, Comunidade!”  serão abordados diversos temas, desde prevenção e políticas sociais a deficiências e mobilização comunitária.

Outro objetivo do projeto é planejar de maneira coletiva uma agenda de mobilização comunitária, direcionando-a aos desafios atuais estabelecidos por DST/Aids e tuberculose.

O “Fala, Comunidade!” é uma realização do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), em parceria com a Rede de Comunidades Saudáveis, Fórum ONGs Tuberculose RJ e Observatório Tuberculose Brasil/ENSP, e apoio das Secretarias de Saúde estadual e municipal do Rio de Janeiro.

Veja a programação completa:




16 de SETEMBRO – Tecnologias e Práticas de Prevenção em Territórios Populares

**9 horas: Café

9:15 Abertura e Momento Cultural

9:30 Apresentação Geral – Fala, Comunidade!

10 h àIdeias d´Agente: mapa falante de estratégias comunitárias

**13 horas – Almoço

14h Mesa 1: Prevenção: velhos e novos desafios

Analice Oliveira - Núcleo de Atenção Básica- Área de Prevenção CRT/ SP

Alessandra Ramos - Grupo TransRevolução

Benilda Brito – N’Zinga Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte

Juan Carlos Raxach – ABIA Ass. Brasileira Interdisciplinar de Aids

15:30 Mesa 2: Sexualidade e Deficiência

Sergio Meresman - Instituto Iberoamericano de Desenvolvimento Inclusivo- Uruguai

Breno Viola - Movimento Down

RAP da Saúde - CMS Prof. Masao Goto- Jd Sulacap

16:30 Mesa 3: Nossas Parcerias e suas perspectivas

Damiana Bernardo de O. Neto -Depto Nacional de DST/Aids – Ministério da Saúde

Ana Alice Pereira – Programa Estadual de Tuberculose/RJ

Claudio Nascimento – SuperDir/ SEASDH/RJ

Representante da Gerência Estadual de DST/Aids/RJ


17 de SETEMBRO – Painéis em Construção Compartilhada

**9 horas: Café

9:15 Painel 1 à Mobilização Comunitária frente a Tuberculose e DST/AIDS.

Resgatar o processo histórico do que fizemos e onde chegamos.

Convidado: Carlos Basília - Observatório Tuberculose Brasil /ENSP


  • Apresentar as atividades previstas no projeto. CEDAPS
  • Agenda compartilhada com parceiros (governamentais e da sociedade civil).CEDAPS


Oficinas temáticas

**13 horas – Almoço

14h Painel 2 à Aids e Deficiência

Resgatar o processo histórico do que fizemos e onde chegamos.

Convidados: Sergio Meresman–IIDI- Uruguai; Cida Lemos-Mov. Nacional de Cidadãs Positivas; Neide Aparecida F. de Souza - Coord. Deficiência de Mesquita


  • Apresentar as atividades previstas no projeto . CEDAPS
  • Agenda compartilhada com parceiros (governamentais e da sociedade civil).CEDAPS e IIDI

Oficinas temáticas

16:30 Painel 3 à Apresentação do mapa de estratégias comunitárias

17:h Encerramento: Esquete Rap da Saúde- Pólo Jacarezinho e Comissão de Cultura da RCS


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SVS divulga nota sobre a falta de PPD no mundo

Por: Mirella Melo e Tathiana Teles

Diante da dificuldade do Ministério da Saúde em adquirir o Derivado Protéico Purificado – PPD RT23 2UT/0,1mL frasco ampola de 1,5mL, sem previsão para o reabastecimento da rede, foi emitida no dia 10 de setembro uma nota informativa nº 8, de 2014, pela CGPNCT/DEVEP/SVS/MS, com o objetivo de fazer recomendações para o controle de contatos e tratamento da infecção latente da tuberculose na indisponibilidade transitória do Derivado Protéico Purificado – PPD. É importante esclarecer que, apesar deste ser um insumo utilizado para o diagnóstico de Infecção Latente da Tuberculose – ILTB, como previsto no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, o tratamento deste tipo de infecção não é urgente e pode ser adiado a depender da avaliação de cada caso. Na indisponibilidade do PPD, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose faz algumas recomendações para que os serviços de saúde possam dar continuidade às ações de controle de contatos e tratamento da ILTB, sem mais prejuízos a atenção à saúde dos portadores de tuberculose (vide Nota Informativa Nº 08, 2014).


Para ler a nota na íntegra clique aqui