sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Precisa-se de especialistas em TB: Painel de Revisão Técnica do Fundo Global busca profissionais para se juntar ao time

*Texto traduzido da newsletter do Stop TB Partnership

26 de agosto de 2016 - Genebra, Suíça - Poucos especialistas tem se candidatado ao recém-lançado Painel de Revisão Técnica (PRT – ou TRP em inglês) do Fundo Global. Há grande necessidade de profissionais comprometidos, com experiência em TB, TB-HIV e aspectos relacionados, que queiram servir como membros do PRT do Fundo Global. 

Este processo seletivo terá foco nas seguintes áreas de atuação: HIV, tuberculose, malária, sistemas de saúde, direitos humanos e gênero, gestão de programas, ambientes operacionais desafiadores, fortalecimento de sistemas comunitários, investimentos de impacto, financiamento sustentável e de transição.

A principal função do PRT é rever pedidos de financiamento, avaliando mérito técnico e foco estratégico, e fazer recomendações de financiamento. Os membros do PRT serão remunerados com honorários para cada dia trabalhado, bem como para despesas de viagem.

Os especialistas selecionados neste processo não se juntarão ao PRT, imediatamente, mas farão parte de um grupo de peritos, inicialmente.

As vagas para o PRT serão preenchidas a partir deste grupo inicial. 

Mais informações e formulários de candidatura estão disponíveis no website do Fundo Global (em inglês). A data limite para as inscrições é 05 de setembro de 2016. O processo de recrutamento será concluído em outubro e o Comitê de Estratégia do Conselho do Fundo Global fará a seleção final.



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais abre edital para selecionar projetos de promoção e defesa dos direitos humanos

Com o objetivo de fortalecer as ações de promoção e defesa dos direitos humanos relacionados às IST, HIV/Aids e/ou hepatites virais, o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da saúde lança Edital para seleção de projetos a serem desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC).

O valor máximo por projeto será de até R$ 50 mil e a data limite para recebimento de proposta no Protocolo do DDAHV é o dia 21 de setembro de 2016.

Para mais informações, acesse o site do departamento.

*Fonte: site do DDAHV e imagem extraída da página do Facebook do departamento.





quarta-feira, 3 de agosto de 2016

UNA-SUS lança novo curso para capacitar profissionais no atendimento às pessoas coinfectadas por TB-HIV

*Fonte: Site da UNA-SUS (Ascom)


Profissionais de saúde interessados no tratamento da coinfecção Tuberculose e HIV já podem se inscrever no novo curso da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). A capacitação Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV está com inscrições abertas até 20 de novembro, pelo site.

Quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo o manejo pode ser mais delicado. Em soropositivos, as coinfecções dificultam o tratamento, pois debilitam ainda mais a saúde do paciente. A coinfecção TB-HIV ainda é uma condição que causa grande impacto na mortalidade de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), pois estão mais propensas a desenvolver tuberculose ativa do que a população em geral.

Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Marcelo Freitas, ter uma rede de serviços organizada para o manejo dos coinfectados TB-HIV e profissionais de saúde capazes de oferecer um cuidado qualificado são condições fundamentais para um melhor enfrentamento dos dois agravos no país.

“Este curso é uma ferramenta essencial. Com uma rede de serviços organizada, os coinfectados TB-HIV terão atendimento qualificado, o que deverá repercutir na redução de mortalidade e melhoria na qualidade de vida”, explica Marcelo.

Voltado preferencialmente para profissionais de nível superior, que manejam antirretrovirais, o curso tem carga horária de 15h e é composto por quatro atividades educacionais, que abordam desde a realização de exames e acompanhamento clínico, até a definição de fluxos para adoção de medidas para controle de infecção e a oferta de medicamentos.

O curso possui um ambiente amigável e de fácil navegação, com conteúdo didático e prático. Além disso, permite ao aluno realizar o download dos conteúdos quando estiver utilizando a internet e estudar, mesmo quando estiver offline.

De acordo com a enfermeira e roteirista do curso, Olga Rodrigues, a grande diferença entre o curso Manejo da Coinfecção TB-HIV, lançado anteriormente, e o Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV é que este é voltado também para os gestores dos serviços. “O profissional pode realizar os dois cursos de forma independente. No entanto, incentivamos que realize ambos, por serem complementares. Enquanto o curso de Manejo da Coinfecção TB-HIV aborda aspectos psicossociais e clínicos, o de Organização de Serviços traz os procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a atenção às pessoas coinfectadas”, explica.



terça-feira, 2 de agosto de 2016

TB REACH abre chamado para financiar propostas inovadoras de combate à tuberculose


*Traduzido do site do Stop TB Partnership

Tem uma ideia inovadora para o fim da TB? Nós financiaremos!
O TB REACH, do Stop TB Partnership, abre chamado para propostas.


Genebra, 2 de agosto de 2016 – O Stop TB Partnership tem o prazer de anunciar que a iniciativa TB REACH está recebendo propostas para financiamento de tecnologias e abordagens inovadoras que tenham o objetivo de aumentar o número de pessoas detectadas e tratadas para a TB, diminuindo o tempo para o início do tratamento e para melhorar as taxas de cura. As propostas devem ser enviadas até o dia 05 de setembro de 2016, às 23h59 do horário europeu (Central European Time – CET).

“A comunidade de saúde fez grandes progressos nos anos recentes pelo fim da epidemia de TB. A parceria com o TB REACH é vital e essencial se queremos acabar com a epidemia de TB até 2030. O Canadá apoia serviços inovadores para a TB e ferramentas que aumentem o acesso das comunidades vulneráveis, especialmente mulheres e meninas”, explica Marie-Claude Bibeau, Ministra do Desenvolvimento Internacional e de La Francophonie do Canadá, principal doador da iniciativa TB Reach.

“Nós estamos em 2016 e precisamos enfrentar a TB com uma mentalidade diferente e um pacote de intervenções que sejam apropriados para 2016. A Mycobacterium tuberculosis está nos ultrapassando; está se tornando mais e mais resistente e está matando mais do que nunca. Então, devemos ser inovadores e ambiciosos se queremos alcançar as metas de 90-(90)-90 estabelecidas no Plano Global pelo Fim da TB 2016-2020 e mais além, para acabar com a TB até 2030. O TB REACH teve grande sucesso no passado, mas nesse novo chamado por propostas, devemos ser mais incisivos para encontrar novas soluções, e para garantir que os resultados sejam sustentados ao longo do tempo”, destacou a Dr. Lucica Ditiu, Diretora Executiva do Stop TB Partnership.

Escopo do chamado de propostas

O TB REACH vai continuar a financiar ideias inovadoras. O financiamento será provido de acordo com a avaliação do impacto dessas ideias e, uma vez que o impacto seja demonstrado, haverá a transição do financiamento do TB REACH para um suporte de longo prazo, passando para o apoio de recursos domésticos e outros recursos.

O TB REACH espera propostas dos países elegíveis para atividades ou intervenções que se encaixam nas seguintes categorias:

     -       Melhoria da detecção, e sistemas de notificação e tratamento de TB
     -       Melhoria na adesão ao tratamento e desfechos
     -       Financiamento especial: desenvolver recursos inovadores e materiais de entrega de serviços

O escopo da proposta deve ser parte de um dos tipos a seguir:

     -       Tipo 1: Prova de Conceito (até USD 400.000)
     -       Tipo 2: Foco na escalabilidade (até USD 1.000.000)
     -       Tipo 3: Ampliação e Sustentabilidade (início apenas na Wave 5)
     -       Financiamento especial: Inovação de produto (até USD 150.000)

Para mais informações sobre as propostas visite o site do Stop TB Partnership (em inglês).

Processo de aplicação

O TB REACH utiliza um processo de aplicação de dois passos:

      1.    Organizações interessadas devem enviar uma Carta de Intenção que tenha foco na capacidade da organização para implementar o projeto, histórico satisfatório de resultados anteriores e uma descrição de atividades inovadoras. A Carta será revisada por um Comitê de Revisão de Propostas independente.

      2.   Os candidatos selecionados serão convidados a enviar uma Proposta Completa mais detalhada, entre o início de Outubro e o meio de Novembro de 2016. O TB REACH espera anunciar as decisões finais no meio de Dezembro de 2016.

Um compilado do processo de envio de propostas e o cronograma podem ser acessados aqui (em inglês).






Dia 6 de agosto: Dia Estadual e Municipal de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro

Convite: Atividades Dia Municipal e Estadual TB RJ

Dia Estadual e Municipal de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro

1- Dia 2 de agosto – Sessão Solene de abertura da SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE À TUBERCULOSE - Audiência Pública na Câmara Municipal Rio, Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose, sobre saúde prisional. Horário de 18h30 a 22h30;

2- Dia 3 de agosto – Dia municipal e semana de combate à tuberculose no Rio Lei n° 1.344/2015;

3- Dia 6 de agosto – Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Estado Lei 5054/2007;

– No dia 6 de agosto, das 09h às13h; Atividade de Conscientização e Mobilização Pública na Praça da Cruz Vermelha (Centro).

Realização: Fórum Estadual das ONGs na Luta Contra a Tuberculose RJ e Cruz Vermelha Brasileira (Rio de Janeiro).

Parcerias: Programas Municipal e Estadual de Tuberculose (SMS/Rio; SES/RJ); Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz); Observatório Tuberculose Brasil CRPHF/ENSP/Fiocruz); Frente Parlamentar Municipal de Tuberculose Rio (Gabinete do vereador Eduardão - presidente da frente).