quinta-feira, 19 de abril de 2012

IV Assembléia da Rede M&A Tuberculose Brasil


Hoje em Brasília, iniciou-se a IV Assembléia da Rede de Monitoramento & Avaliação Tuberculose Brasil. Cada um dos Comitês Metropolitanos trouxe o produto das ações realizadas, demonstrando assim que o caminho percorrido foi árduo mas também vitorioso e permeado por novas possibilidades.

O evento conta com a participação de parceiros da sociedade civil e governo que  discutirá o fortalecimento do controle social no combate à Tuberculose. Contamos também com a presença do deputado federal Antônio Brito (PTB Bahia)que foi o responsável por levar ao Congresso Nacional a Audiência Pública pelo Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose no último dia 27 de março.

A abertura se deu com palavras de Cristina Boaretto, responsável por coordenar as atividades do Fundo Global Tuberculose Brasil, que salientou a importância da manutenção e busca por parceiros dos mais diversos segmentos sociais. O deputado federal Antônio Brito expôs sua vontade de colaborar com esta causa e é um importante aliado para a sustentabilidade de ações após o fim do projeto Fundo Global que se dará a partir do mês de abril. Ernandes Costa, do Comitê Gestor da Rede M&A, destaca a importância do movimento provocado pelos portadores do vírus da AIDS como colaboradores na luta contra a Tuberculose, visto que grande parcela dos acometidos por tal vírus perdem suas vidas em decorrência da co-infecção TB/HIV. 


Tatiane Silva, representante do Comitê Gestor Nacional do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), expõe a transformação dos Comitês Metropolitanos em Rede Brasileira de Combate à Tuberculose, fomentando o fortalecimento e a criação de um espaço político de discussão e tomada de ações pelos diversos segmentos inseridos no contexto. A secretária executiva da Parceria Brasileira de Controle da Tuberculose, Nadja Faraone, expõe sobre a necessidade de que os participantes de tal assembléia possam voltar seus olhos ao começo do projeto e perceber que os primeiros passos rumo olhar para trás e perceber os alicerces para algo muito maior. Ressalta que a caminhada da parceria rumo ao controle da Tuberculose apenas começou, por isso cabe a cada um dar sua cota de contribuição para a continuidade das ações. Nelcy Ferreira, do Conselho Nacional de Saúde, frisa a importância de viabilizar a continuidade das parceirias e também a "contaminação" de novos grupos que se envolvem com o SUS, através da utilização de vários espaços.


O representante da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) Alfonso Tenório,parabeniza a todos pelo aumento das ações e garantias de continuidade do processo, salienta que independente dos financiamentos, as ações já concretizadas necessitam ser continuadas. A vontade política e pública demonstrada por cada um dos contribuintes do processo de construção do projeto Fundo Global foi fundamental para o êxito do mesmo. Desse modo, ressalta a importância de mostrar ao resto do mundo o sucesso do projeto pela sua continuidade e sustentabilidade. Fábio Moherdaui, coordenador adjunto do PNCT, expõe acerca do recebimento de uma carta expedida pelo secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon a respeito do sucesso das ações empreendidas no Brasil visando o controle da Tuberculose. Salientou ainda que a doença, é um dos objetivos da Meta do Milênio assinada em Conferência da ONU, que tem entre seus objetivos a redução da incidência da Tuberculose, assim como a diminuição da mortalidade até 2015.

4 comentários:

  1. Que bom ver o blog vivo, fazendo a informação circular já no dia seguinte a sua criação. Parabéns! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder chegar no Ceará e ver o registro de tudo que trabalhamos nesta semana. Reintero os meus agradecimentos aos organizadores e os queridos companheiros(a) que como eu participaram destas atividades tão construtivas. a todos o meu carinhoso abraço

    Otavio Vasconcelos.
    (85)99054090

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal a participação dos companheiros, esse blog vai bombarrr
      no bom sentido. Temos um compromisso social importante sobre o combate a tuberculose e esse canal é maravilhoso.
      vammos fazer a informação circular!

      Parabéns!

      abraços aos companheiros
      Enilde

      Excluir
  3. Otávio Vasconcelos6 de maio de 2012 11:03

    RNP+/CE- Realizou no dia 04 de Maio de 2012 de 08 às 17hs. o II_Seminário de Direitos Humanos Das Pessoas Vivendo Com HIV/AIDS do Estado do Ceará. Esta ação faz parte do Projeto Direito e Cidadania das PVHA's Do Estado do Ceará. Projeto apoiado pelo o Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais. Na Ocasião conseguimos reunir em mesas de debates, As Coordenações de DST/AIDS e do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, A Promotoria de Saúde Pública, a Ordens dos Advogados do Brasil ( OAB) e A Gerencia do INSS do Estado do Ceará.Foi um dia de discurção sobre direitos Humanos das PVHA's e Também da Tuberculose. A todos os representantes e as PVHAs presente agradecemo pela a gentileza da Prensença e a ajuda nas discuções das problematicas que nós pessoas vivendo com HIV/AIDS e Tuberculose vivenciamos no dia a dia na luta pela a Vida. A todos Muito Obrigado.

    ResponderExcluir