segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PNCT realiza oficina para troca de experiências exitosas e construção de novas estratégias de adesão ao tratamento

Nos dias 10 e 11 de setembro será realizado, em Brasília, a Oficina de Estratégias para a Adesão ao Tratamento da Tuberculose (TB). Participam do evento, cerca de 90 pessoas, entre coordenadores estaduais e municipais de tuberculose e enfermeiros de diversos lugares do Brasil que atuam nos serviços de saúde. 

O Tratamento Diretamente Observado (TDO) é a estratégia para a adesão recomendada pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) que consiste na observação da tomada diária dos medicamentos. É recomendado para todas as pessoas com diagnóstico de tuberculose e deve ser realizado na unidade básica de saúde mais próxima à residência do paciente. 

O TDO também pode ser realizado por uma pessoa que já tenha vínculo com o paciente. Nestes casos, o profissional de saúde deve acompanhar semanalmente o suporte ao tratamento oferecido pela pessoa que tenha vínculo.  

Visto que a adesão ao tratamento é fundamental para o controle da tuberculose, ao curar e diminuir a possibilidade de multirresistência aos medicamentos, a oficina tem como objetivo o fortalecimento e a expansão do TDO, bem como de outras estratégias de adesão, por meio da troca de experiências exitosas que possam contribuir para a construção de novas estratégias de adesão que qualifiquem ainda mais o tratamento da TB. 

A Oficina será realizada no Hotel Nobile Lakeside Convention & Resort – SHTN Trecho 1 Lote 2 Projeto Orla 3 – Setor de Hotéis e Turismo Norte Setor Hoteleiro Sul – Brasília/DF – Tel: (61) 3035-5615.

Para acessar a programação completa clique aqui.