terça-feira, 8 de setembro de 2015

Piracicaba e seus alunos mostram seus trabalhos para o projeto Driblando a Tuberculose


No dia 27 de maio de 2014, foi lançado o projeto Driblando a Tuberculose, cujo objetivo é informar os estudantes sobre a doença, utilizando o futebol como veículo para a divulgação das mensagens. O projeto é uma iniciativa da Parceria Brasileira contra a Tuberculose, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde e Educação do Estado e Município de São Paulo, e surgiu da adaptação da campanha Kick TB, realizada na África do Sul em 2010.
Dando continuidade ao projeto, a cidade de Piracicaba, por meio do Centro de Doenças Infecto Contagiosas (CEDIC) e da Vigilância Epidemiológica, estabeleceu uma parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba para desenvolver ações de prevenção à tuberculose junto a população.

Como o projeto Driblando a Tuberculose tem por finalidade ampliar o conhecimento sobre a tuberculose, o envolvimento dos estudantes das escolas contribui para o controle da doença, na medida em que eles sensibilizam familiares e a comunidade em geral. Isso também ajuda a diminuir o preconceito e o estigma ainda relacionados à doença.


O município realizou atividades em quatro unidades escolares e a proposta foi trabalhar o tema em sala de aula, com base no currículo oficial do Estado de São Paulo. O lançamento local ocorreu no dia 24 de março de 2015 (Dia Mundial do Combate à Tuberculose), com orientações da interlocutora das Ações de Tuberculose do município de Piracicaba, Ermelinda Esteves, e do Coordenador das Ações de Tuberculose Municipal, Dr. Eduardo Rebeis, aos Professores Interlocutores de Saúde/Prevenção da Rede Pública Estadual.


Para estimular a participação dos alunos, foi realizado um concurso de logotipo e slogan sobre o tema Driblando a Tuberculose. O resultado do concurso foi um grande número de trabalhos de alta qualidade, que foram expostos no II Simpósio de Tuberculose – Piracicaba e Região “Trabalhando a Prevenção”.









Para ver mais fotos e mais detalhes sobre o projeto de Piracicaba, clique aqui.


Sobre o Driblando a Tuberculose

O projeto foi lançado antes da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Ao associar o espetáculo mundial do futebol à necessidade de mobilização em massa, o projeto pretende “driblar a tuberculose” por meio do compartilhamento de informações sobre a doença e envolvimento de crianças de escolas estratégicas na disseminação dessas informações em suas respectivas comunidades.

Para isso, foram confeccionadas bolas com mensagens de sintomas e prevenção da tuberculose para serem distribuídas nas escolas e trabalhadas segundo metodologia desenvolvida pelo projeto. É sabido que por meio do esporte se aprende valores como tolerância, solidariedade e trabalho em equipe. O que ainda não haviam testado é a eficácia do esporte como ferramenta de comunicação em saúde nas escolas.

Veja mais detalhes sobre o projeto lançado em 2014 clicando aqui.


Veja alguns desenhos. Para ver mais, clique aqui.