terça-feira, 2 de agosto de 2016

TB REACH abre chamado para financiar propostas inovadoras de combate à tuberculose


*Traduzido do site do Stop TB Partnership

Tem uma ideia inovadora para o fim da TB? Nós financiaremos!
O TB REACH, do Stop TB Partnership, abre chamado para propostas.


Genebra, 2 de agosto de 2016 – O Stop TB Partnership tem o prazer de anunciar que a iniciativa TB REACH está recebendo propostas para financiamento de tecnologias e abordagens inovadoras que tenham o objetivo de aumentar o número de pessoas detectadas e tratadas para a TB, diminuindo o tempo para o início do tratamento e para melhorar as taxas de cura. As propostas devem ser enviadas até o dia 05 de setembro de 2016, às 23h59 do horário europeu (Central European Time – CET).

“A comunidade de saúde fez grandes progressos nos anos recentes pelo fim da epidemia de TB. A parceria com o TB REACH é vital e essencial se queremos acabar com a epidemia de TB até 2030. O Canadá apoia serviços inovadores para a TB e ferramentas que aumentem o acesso das comunidades vulneráveis, especialmente mulheres e meninas”, explica Marie-Claude Bibeau, Ministra do Desenvolvimento Internacional e de La Francophonie do Canadá, principal doador da iniciativa TB Reach.

“Nós estamos em 2016 e precisamos enfrentar a TB com uma mentalidade diferente e um pacote de intervenções que sejam apropriados para 2016. A Mycobacterium tuberculosis está nos ultrapassando; está se tornando mais e mais resistente e está matando mais do que nunca. Então, devemos ser inovadores e ambiciosos se queremos alcançar as metas de 90-(90)-90 estabelecidas no Plano Global pelo Fim da TB 2016-2020 e mais além, para acabar com a TB até 2030. O TB REACH teve grande sucesso no passado, mas nesse novo chamado por propostas, devemos ser mais incisivos para encontrar novas soluções, e para garantir que os resultados sejam sustentados ao longo do tempo”, destacou a Dr. Lucica Ditiu, Diretora Executiva do Stop TB Partnership.

Escopo do chamado de propostas

O TB REACH vai continuar a financiar ideias inovadoras. O financiamento será provido de acordo com a avaliação do impacto dessas ideias e, uma vez que o impacto seja demonstrado, haverá a transição do financiamento do TB REACH para um suporte de longo prazo, passando para o apoio de recursos domésticos e outros recursos.

O TB REACH espera propostas dos países elegíveis para atividades ou intervenções que se encaixam nas seguintes categorias:

     -       Melhoria da detecção, e sistemas de notificação e tratamento de TB
     -       Melhoria na adesão ao tratamento e desfechos
     -       Financiamento especial: desenvolver recursos inovadores e materiais de entrega de serviços

O escopo da proposta deve ser parte de um dos tipos a seguir:

     -       Tipo 1: Prova de Conceito (até USD 400.000)
     -       Tipo 2: Foco na escalabilidade (até USD 1.000.000)
     -       Tipo 3: Ampliação e Sustentabilidade (início apenas na Wave 5)
     -       Financiamento especial: Inovação de produto (até USD 150.000)

Para mais informações sobre as propostas visite o site do Stop TB Partnership (em inglês).

Processo de aplicação

O TB REACH utiliza um processo de aplicação de dois passos:

      1.    Organizações interessadas devem enviar uma Carta de Intenção que tenha foco na capacidade da organização para implementar o projeto, histórico satisfatório de resultados anteriores e uma descrição de atividades inovadoras. A Carta será revisada por um Comitê de Revisão de Propostas independente.

      2.   Os candidatos selecionados serão convidados a enviar uma Proposta Completa mais detalhada, entre o início de Outubro e o meio de Novembro de 2016. O TB REACH espera anunciar as decisões finais no meio de Dezembro de 2016.

Um compilado do processo de envio de propostas e o cronograma podem ser acessados aqui (em inglês).