segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PNCT realiza oficina sobre Plano Nacional Pelo Fim da Tuberculose com coordenadores estaduais




Com a visão “Brasil livre da tuberculose”, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) promoveu nos dias 21 e 22 de agosto a Oficina  com  coordenadores  estaduais. Na oportunidade foi apresentado o plano nacional para a eliminação da doença como problema de saúde pública e  sua  programação  teve o objetivo de discutir os objetivos e as estratégias  do documento.

O PNCT acredita ser esse um momento em que todos os extratos sociais devem estar envolvidos nesse propósito, sobretudo por ser a tuberculose uma doença desafiadora para o seu controle; cabendo articulação intra e intersetorial no intuito de enfrentar os determinantes relacionados com o aparecimento da doença.

Pensando na singularidade de cada local e nos problemas vivenciados nos município, o PNCT propôs um Diagnóstico Situacional arrojado, chamado de “Cenários da tuberculose no Brasil”. Com essa inovação espera-se contribuir com o planejamento e monitoramento local, auxiliando assim na identificação de prioridades por cada município brasileiro.