segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Maranhão realiza ação de mobilização contra a tuberculose no dia 25 de outubro

Do Comitê de TB do Maranhão

O Programa de Controle de Tuberculose da Unidade Mista Itaqui-Bacanga desenvolvido pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza na sexta-feira, 25 de outubro, uma ação de mobilização contra a tuberculose.

A atividade será realizada na própria Unidade Mista Itaqui-Bacanga e terá início às 8:30 com um café da manhã para as pessoas em tratamento para tuberculose, seguido de palestras e distribuição de material educativo na comunidade.

O distrito Itaqui-Bacanga abriga uma população vulnerável e é considerada área de grande incidência de tuberculose. Neste distrito, oito Unidades de Saúde atendem pacientes com tuberculose.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas quando a pessoa fala ou tosse. Apesar de acometer vários órgãos, somente a forma pulmonar é transmissível. A doença continua sendo  um importante problema de saúde em todo o mundo, o que exige o desenvolvimento de estratégias para o seu controle que também considerem aspectos humanitários e econômicos.

Uma boa adesão ao tratamento é de suma importância para a cura, uma vez que o tratamento geralmente dura seis meses e deve ser realizado até o final, com tomada de medicamento sem interrupção.  No entanto, fatores psicossociais muitas vezes impedem a adesão ao tratamento. Taxas de cura inferiores à meta preconizada de 85% e de abandono superiores a 5% demonstram a necessidade de aumentar a qualidade na cobertura do tratamento diretamente observado no País.