quinta-feira, 12 de junho de 2014

Comitê do Ceará recebe visita do Comitê de Santa Catarina para troca de experiências

Por Fagner Lopes

No último dia 06, em reunião ordinária, o Comitê Estadual de Tuberculose do Ceará recebeu membros do Comitê Estadual de Tuberculose de Santa Catarina para troca de experiências. Santa Catarina apresentou a experiência exitosa em captação de recursos para sustentabilidade econômica do comitê.

Na ocasião, foi realizado o monitoramento mensal do plano de trabalho do comitê do Ceará, além da apresentação da agenda política construída pelo Comitê Gestor e aprovada na VI Assembleia da Rede Brasileira de Comitês,no final do mês de maio.

Como pauta para próxima reunião, ficou a construção de um cronograma de trabalho,  baseado na agenda política, para o segundo semestre de 2014 e primeiro de 2015 a ser apresentado na próxima reunião do Comitê Gestor, em setembro. Também foi possível contar com a presença, apoio e parceria da coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, Dra Neuma Cipriano.

Além disso, participaram da reunião: o deputado federal Chico Lopes, que falou que seu sonho era ser saxofonista, mas sua mãe não deixou porque todo músico morria de tuberculose, e o deputado estadual Lula Morais que conduziu uma audiência pública com o intuito de formar a frente parlamentar estadual no enfrentamento à tuberculose, no ano passado. Lula também compartilhou uma experiência com tuberculose. Contou que sua mãe abrigou em casa uma pessoa com tuberculose - há mais ou menos 30 ou 40 anos - algo surreal para época.

As articulações com os deputados e o Centro de Referência em Direitos Humanos, bem como a troca de experiências com o Comitê de Santa Catarina são atividades que podem render bons frutos ao Comitê. Vamos aguardar!