segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Estância Velha - RS comemora o Dia Estadual de Conscientização e Mobilização na luta contra a tuberculose

Da Prefeitura de Estância Velha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Estância Velha, por meio do Programa Municipal da Tuberculose/Vigilância em Saúde, inicia, a partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira (26), uma série de ações voltadas à prevenção da tuberculose. A Semsa realizará capacitação com os profissionais de saúde e palestras em escolas e empresas do município. Também estão previstas atividades de conscientização sobre a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária municipal de Saúde, Angela Marmitt, destaca a importância da obtenção de informações e do diagnóstico sobre a doença e da adesão do paciente ao tratamento. “É importante que as pessoas busquem saber sobre essa doença e que o diagnóstico seja feito cedo, para que o tratamento seja eficaz e evite sequelas, além de evitar a transmissão de pessoa a pessoa. Mas, para isso, é muito importante também que, uma vez diagnosticado com tuberculose, o paciente siga corretamente o tratamento”, explica.

O dia 22 de setembro foi instituído pela Lei 14.425/2014 como o Dia Estadual de Conscientização e Mobilização na Luta contra a Tuberculose.

Sobre a doença

A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde em nível mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2012, 8,6 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose e 1,3 milhões morreram em decorrência da doença.

A tuberculose atinge pessoas de todas as idades mas, principalmente, a faixa etária entre 15 e 54 anos. É transmitida de pessoa a pessoa, em especial, através do ar.

A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de alguém contagiado pela tuberculose lançam no ar gotículas contendo o Bacilo de Koch, agente causador da doença. O pulmão é o principal órgão atingido (80% dos casos), mas outros órgãos também podem ser afetados.

Os principais sintomas são febre baixa vespertina (à tarde), suor noturno, falta de apetite e emagrecimento, dor torácica, tosse produtiva (com secreção). É importante que as pessoas que apresentem esses sintomas procurem um médico. Aquelas que convivem com o doente, quando diagnosticada a doença, também devem procurar orientação médica.