terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ENSP reúne especialistas para discutir o novo método diagnóstico para Tuberculose


Nesta quarta-feira, 27, o Centro de Estudos da ENSP reinicia suas atividades com seminário sobre a nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, captação de casos e controle da   tuberculose drogarresistente.

Segundo o coordenador de Ensino e Pesquisa do CRPHF/ENSP, Jesus Ramos, o seminário tem como objetivo discutir este novo método diagnóstico de forma global, com a participação  de profissionais de saúde (principalmente), alunos e membros da sociedade civil organizada, para uma melhor compreensão da metodologia e esclarecimento de dúvidas, visto que o novo teste será em breve implantado no SUS. 

O seminário contará com a participação de representantes de diversos serviços e especialistas que participaram do estudo para a implantação do teste rápido em nível nacional. A atividade, aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será transmitida pelo Portal da Escola por meio do endereço http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

Para debater o assunto, foram convidados:

Fernanda Dockhorn Costa, médica e consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/SVS/MS) que falará sobre o novo método diagnóstico e sua implantação, sob a ótica do PNCT.

A professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Claudia da Silva Vater e a Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Betina Durovni, falarão do Gene Xpert, segundo estudos e pesquisas dos quais fazem parte.

A chefe do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e Outras Micobactérias do CRPHF/ENSP, Fátima Cristina O. Fandinho Montes que ficará responsável pela descrição técnica da metodologia.

Cada palestrante fará uma explanação de 20 minutos e depois será aberto ao público a participação com perguntas. A mediação caberá ao chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) Miguel Aiub Hijjar.




SERVIÇO

Data: 27/02/13
Horário: 13h30
Local: Salão Internacional da ENSP, Rio de Janeiro.