quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Erika Kokay é a nova presidente da Frente Parlamentar em HIV/Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Congresso Nacional


Da Agência de Notícias da Aids

A Frente Parlamentar em HIV/Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Congresso Nacional tem uma nova coordenação. Após reuniões com representantes do movimento social, os parlamentares escolheram a deputada Erika Kokay (PT-DF) como nova presidente. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) continuará como vice-presidente. A sucessão foi agilizada em função da saída do Deputado Chico D’angelo (PT-RJ), que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, no Rio de Janeiro. 

Este grupo parlamentar tem como missão pautar projetos sobre DST/aids no Congresso e apoiar discussões políticas sobre estas doenças, visando reduzir a incidência e a vulnerabilidade da população brasileira perante o HIV, combater o estigma e defender a inclusão social das pessoas infectadas. Criada em 2001, a Frente conta hoje com a adesão de 192 parlamentares.

Para o presidente do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, um dos principais incentivadores da reativação do trabalho da Frente, o grupo pode ajudar a “dar andamento” aos projetos que combatem a discriminação e que garantem orçamentos específicos para o enfrentamento da doença nos estados e municípios, por exemplo. “Estamos num tempo de encolhimento de recursos e responsabilidades. O parlamento tem papel importante na reversão deste processo”, disse o ativista

Está previsto par a última semana de março, em Brasília, o início das atividades da Frente Parlamentar neste ano.

A nova presidente Erica Kokay, 55 anos, é natural de Fortaleza e mora em Brasília desde 1975. É psicóloga e bancária. Participou do movimento estudantil e presidiu o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal (DF) entre 1992 e 1998 e a Central Única do Trabalhador (CUT) de DF entre 2000 e 2002. Foi deputada distrital por dois mandatos e, em 2010, se elegeu para a Câmara Federal com mais de 72 mil votos. É casada e mãe de três filhos.

Redação da Agência de Notícias da Aids
DICAS DE ENTREVISTA
Fórum de ONG/Aids de São Paulo
Tel: (0XX11) 3333-0407

Gabinete deputada Erika Kokay
Tel.: (0XX61) 3215-5203