sábado, 13 de abril de 2013

Membros do Comitê TB Pará participam da elaboração da PAM de Belém.


Do Comitê TB Pará

Membros do COMITE TB/PA Cledson Sampaio e Maria Elias estiveram participando no dia 19 de fevereiro da elaboração da Programação de Ações e Metas (PAM), do Município de Belém para 2013. A atividade que contou com a participação de diversas entidades ligadas ao ComiteTB/PA e ao Fórum Paraense de ONG-Aids e também com representantes do poder público municipal e estadual. 

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apresentam que o número de óbitos por HIV/Aids em Belém está duas vezes maior que a taxa nacional, colocando-a entre as cinco capitais da região norte com alta incidência de casos de Aids, além da alta incidência de tuberculose na Capital que impacta em todo o Estado. Além da coinfecção TB HIV, foi destacado o trabalho feito na Hospital Barros Barreto com a TB Multiressistente. 

De acordo com a Coordenação Municipal de DST/Aids, os dados sobre casos de óbitos em decorrência da Aids, apontam 344 no sexo masculino e 118 feminino, totalizando 462 pessoas de 2008 a 2012. Na ocasião foram elencadas atividades que serão feita junto com a sociedade civil na mobilização contra tuberculose.