terça-feira, 12 de julho de 2016

Programa de TB de São Paulo divulga Boletim 2016

A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PCT)/Centro de Controle de Doenças divulga o Boletim TB 2016 apresentando informações e análises sobre os casos de tuberculose no Município de São Paulo (MSP) e regiões.

A Tuberculose no MSP continua sendo uma importante causa de morbimortalidade da população, apesar da melhora nos seus indicadores operacionais e na organização dos serviços, com fluxos estabelecidos de encaminhamento de exames, medicamentos e pacientes.

A parceria intra intersetorial mostrou a possibilidade de aumentar a adesão e levar à cura os doentes de um dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, a população em situação de rua, apontando o caminho a ser perseguido doravante, buscando efetivação nas políticas públicas.

Fortalecer a parceria entre os programas de Tuberculose e DST Aids se faz necessário para obter resultados melhores tanto na prevenção de casos de TB, com o aumento da TILTB, como na busca de casos para agilizar o diagnóstico e aumentar a adesão ao tratamento, diminuição dos óbitos e abandonos e aumento da cura.

E, por fim, ter um olhar centrado no doente, principalmente naqueles com maior risco de resistência (casos com 3 ou mais abandonos) ou nos que já apresentam resistência aos fármacos, monitorados pelos comitês de resistência, deverá ser uma das atividades prioritárias do PCT nas várias instâncias do MSP.