quinta-feira, 12 de julho de 2018

Panorama da tuberculose no Brasil: Diagnóstico situacional a partir de indicadores epidemiológicos e operacionais

O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) divulga o terceiro número do Panorama da Tuberculose no Brasil com o tema “Diagnóstico situacional a partir de indicadores epidemiológicos e operacionais”. A tuberculose ainda se configura como problema de saúde pública no Brasil. Em 2016, no país, foram registrados 69.509 casos novos, e, em 2015, 4.610 mortes atribuídas à doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 20ª posição na lista de países de alta carga de tuberculose e a 19ª na lista de alta carga de coinfecção TB-HIV.

Em junho de 2017, o Ministério da Saúde, por meio do PNCT, lançou o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Brasil. Construído a partir da discussão com gestores de programas de tuberculose, sociedade civil e academia, o plano tem por meta a redução do coeficiente de incidência de tuberculose para menos de 10 casos por 100 mil habitantes até 2035 e a redução do coeficiente de mortalidade para menos de 1 óbito por 100 mil habitantes até o mesmo ano.

O terceiro número do “Panorama da Tuberculose no Brasil”, oferece aos trabalhadores da saúde, à academia e à sociedade civil um conjunto de indicadores da doença que auxiliam no diagnóstico situacional das Unidades Federadas, Distrito Federal e capitais brasileiras. 

O conhecimento desses indicadores é imprescindível para a construção do planejamento de atividades dos Programas de Controle da Tuberculose. 

A publicação está disponível neste link:

Nota: Os dados apresentados no panorama são referentes às bases de dados consolidadas das 26 Unidades Federadas e o Distrito Federal em maio de 2017.