sexta-feira, 6 de julho de 2018

Rede de pesquisa em tuberculose do BRICS visa acelerar a pesquisa e a inovação por meio da colaboração entre os países

      Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde



O Departamento Nacional de Saúde da África do Sul sediou, na última semana, o terceiro Encontro da Rede de Pesquisas em Tuberculose do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Joanesburgo. A reunião reforça a integração entre os países para acelerar a pesquisa e inovação em tuberculose (TB) através dos mecanismos de cooperação do BRICS. Essa reunião também serviu de preparatória para a próxima reunião dos Ministros de Saúde do BRICS (julho de 2018 em Joanesburgo) e para a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas (setembro de 2018 em Nova Iorque).

A Rede de Pesquisas em Tuberculose do BRICS tem como pano de fundo a relevância da doença: em 2016, foram estimados 10,4 milhões de novos casos de TB em todo o mundo, sendo o BRICS responsável por 40% do total de casos e de mortes, além de 50% dos casos globais de TB multirresistente.

Considerando o ônus da tuberculose nos países do BRICS e a capacidade de pesquisa nesses cinco países, a Rede foi criada para desenvolver pesquisas robustas sobre novas ferramentas, diagnósticos, vacinas e medicamentos e para acelerar o melhor uso de produtos novos e existentes.  

“A Rede é um esforço para integrar os Ministérios da Saúde do BRICS e cientistas para abordar os problemas da TB no BRICS e para levantar recursos para encontrar soluções locais”, diz a professora Glenda Gray, presidente e CEO do Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul (SAMRC). Segundo Matteo Zignol, da Organização Mundial da Saúde (OMS), “precisamos garantir que todos os necessitados tenham acesso às ferramentas existentes e que novos mecanismos de financiamento sejam criados para acelerar o desenvolvimento de diagnósticos, terapias e vacinas”.

A delegação brasileira, representada por gestores e pesquisadores, apoia plenamente as atividades da Rede de Pesquisa em TB do BRICS. “Os países do BRICS têm muitas ações no combate à tuberculose e essa rede viabilizará atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento em áreas que se sobrepõem”, afirmam Wanessa Tenório e Kleydson Andrade, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde do Brasil.

Rede de Pesquisa sobre TB no BRICS
A Rede de Pesquisa em TB do BRICS foi lançada em setembro de 2017, no Rio de Janeiro, como resultado do Plano de Cooperação de TB do BRICS aprovado na 6ª Reunião de Ministros da Saúde em Nova Delhi, 2016. A Rede é apoiada pelos Chefes de Estado do BRICS, conforme acordado na Declaração de Xiamen de 2017. Seus principais objetivos incluem a identificação de pesquisa científica, desenvolvimento e inovação, promovendo o desenvolvimento de novas ferramentas preventivas, diagnósticos e tratamento efetivos, seguros e acessíveis para todas as formas de TB, além da realização de estudos sobre TB em vários países.