terça-feira, 28 de agosto de 2018

Comitê Técnico Científico Assessor da Tuberculose participa de reunião na SVS

Fonte: SVS Informa


O Comitê Técnico Científico Assessor de Tuberculose (CTA) participa de reunião nessa terça-feira (28/08), em Brasília, com a Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Essa será a primeira reunião ordinária do CTA, instituído pela Portaria Nº 02, de 11 de abril de 2018.  

O objetivo do evento é apresentar as atividades desenvolvidas pela Coordenação nos últimos 12 meses, com base nas estratégias estabelecidas no Plano Nacional Pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública. Também serão apresentadas as novas recomendações para o controle da tuberculose descritas no Manual da TB, com previsão de lançamento para setembro, e dado um informe sobre o andamento do processo de implantação dos protocolos da vigilância do óbito e da infecção latente no país.

A reunião  contará  com a participação de representantes da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose  (CGPNCT/SVS), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT/SVS),  Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS),  Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-Brasil), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, de   Medina Tropical, de Medicina de Família e Comunidade, Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/FIOCRUZ),  Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede–TB), além de gestores e especialistas no tema.