segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Representante dos usuários é a nova presidenta do CNS


Mulher e representante dos trabalhadores rurais, Maria do Socorro de Souza será a primeira representante do segmento dos usuários a assumir a presidência do Conselho Nacional de Saúde, pelos próximos 3 anos

Do Conselho Nacional de Saúde

Com 31 votos, a conselheira Maria do Socorro de Souza foi eleita presidente do Conselho Nacional de Saúde, na tarde desta quinta-feira, 13, durante a realização da 50ª reunião extraordinária do CNS.

O resultado representa dois fatos históricos: pela primeira vez uma representante dos usuários e mulher estará à frente da maior instância do controle social na área da Saúde. “Sou mulher, negra, mãe, avó trabalhadora rural e usuária do Sistema Único de Saúde. Estamos vivendo um intenso e histórico momento no CNS de possibilidade realizar outra democracia dentro do espaço formal que é o Conselho. Sinto-me autorizada para fazer dessa esfera um espaço autônomo e participativo e criar outros pontos de diálogo para enfrentar os desafios do SUS. São 25 anos trabalhando e militando em defesa dos excluídos de causa”, afirmou.

Ao transferir a presidência para Maria do Socorro, o ex-presidente do CNS, ministro Alexandre Padilha destacou que a eleição da representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) marca a trajetória vivenciada pelo País de mudanças sociais e de inserção das minorias em espaços historicamente fechados. “É com muita alegria que passo a presidência do Conselho para uma mulher e trabalhadora rural”, salientou.

O conselheiro Clóvis Boufleur, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concorreu também à presidência. Após o término da eleição o conselheiro parabenizou a candidata eleita e afirmou que dará seguimento ao trabalho já desempenhado nos últimos anos como conselheiro baseado em três pilares: justiça, defesa dos mais vulneráveis e luta pela efetividade da saúde pública. “Minha representação dentro do CNS será sempre no sentido desses princípios”, ressaltou.

Mesa diretora

Sete conselheiros de saúde foram eleitos para compor a Mesa Diretora do CNS conjuntamente com a presidenta. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos.

Confira a composição da mesa diretora para o período 2012-2015

Usuários:
Maria do Socorro de Souza (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura) 
Carlos Alberto Ebeling Duarte (Movimento Nacional de luta contra a AIDS) 
Edmundo Dzuaiwi Omore (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) 
Geordeci Menezes de Souza (Central Única dos Trabalhadores) 
Trabalhadores da Saúde:
Ronald Ferreira dos Santos (Federação Nacional dos Farmacêuticos); 
Nelcy Ferreira da Silva (Conselho Federal de Nutricionistas) 
Gestores/Prestadores de Serviço de Saúde:
Luiz Odorico Monteiro de Andrade (Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde) 
representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 

CLIQUE AQUI e acesse a lista das entidades eleitas para compor o Conselho Nacional de Saúde no período de 2012-2015.