segunda-feira, 27 de junho de 2016

O brasileiro Celso Amorim é eleito presidente da UNITAID

*Texto traduzido da página da UNITAID

Foto: O Estado de S. Paulo
Paris, 23 de junho de 2016 – O ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi eleito o novo presidente do comitê executivo da UNITAID. Ele sucederá o presidente fundador da organização, Philippe Douste-Blazy, que deixa o cargo após 10 anos à frente da UNITAID.

Amorim, um diplomata de carreira, foi ministro das Relações Exteriores do Brasil entre 1993 e 1995 e novamente entre 2003 e 2010. Ele também atual como ministra da Defesa de 2011 a 2014. Ele foi eleito durante uma reunião de dois dias do conselho executivo, que terminou na última quinta-feira.

Em momentos anteriores de sua carreira, Amorim foi embaixador do Brasil nas Nações Unidas e também serviu como embaixador no Reino Unido. Ele serve em dois painéis de alto nível das Nações Unidas, dedicados ao acesso global a medicamentos e às respostas globais às crises de saúde. “É uma honra liderar uma organização de saúde tão vibrante num momento crucial de sua história, em que intensifica os esforços para trazer soluções inovadoras de saúde para aqueles que mais necessitam”, explicou Amorim. O conselho também elegeu Sarah Boulton, do Reino Unido como a vice-presidente para suceder Marta Mauras, do Chile.

O presidente que está de saída disse que deu calorosas boas-vindas a Amorim como seu sucessor. “Celso Amorim é uma das figuras de maior prestígio no mundo diplomático internacional. Ele respeita profundamente os seres humanos e sua dignidade individual e vem de um país, Brasil, que tem um papel muito importante na saúde global”, disse Philippe Douste-Blazy. “Estamos felizes e somos privilegiados em ter um presidente com qualidades tão excepcionais”.

O Diretor Executivo da UNITAID, Lelio Marmora, disse que está ansioso para trabalhar com Amorim. “Celso Amorim, assim como Philippe Douste-Blazy, já foi ministro das Relações Exteriores e traz uma experiência enorme e uma visão clara de um cenário de saúde que evolui rapidamente.”