quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Últimos dias para inscrição na 2ª Edição do Curso em Educação Popular em Saúde

*Texto e imagem extraídos do Blog da Saúde

Interessados têm até a próxima segunda-feira para se inscrever na seleção.

Estão abertas as inscrições para segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EDPopSUS). São dois editais: um para seleção de alunos que irão fazer o curso e outro para seleção de educadores populares, que atuarão como facilitadores do curso. O prazo de inscrição para o curso vai até o dia 26 de setembro. As inscrições são gratuitas.

Ao todo serão 2.345 vagas para educandos (alunos) distribuídas por 10 estados,  sendo que 70% de vagas são reservadas para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. O restante das vagas será destinado aos demais profissionais da atenção básica, lideranças comunitárias e integrantes dos movimentos sociais. Já para seleção de facilitadores foram destinadas 174 vagas, incluindo suplência. Os selecionados para as vagas de educadores populares I e  II receberão bolsa mensal no valor de R$1.500,00.

 O Curso do EDPopSUS é uma realização da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Este curso faz parte das ações estratégicas da Política Nacional Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS).  O objetivo do curso é o de contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.

Oferecido na modalidade presencial e com a duração de 160 horas, sendo 24 horas de trabalho de campo, o curso do EDPopSUS está estruturado em eixos temáticos que pretendem dar subsídios para os alunos refletirem criticamente sobre seu próprio trabalho e atuar a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.

Editais e a ficha de inscrição estão disponíveis no site no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br

Aedê Cadaxa, para o Blog da Saúde