segunda-feira, 21 de março de 2016

Ações marcam dia mundial contra tuberculose em Pernambuco

Terceira principal causa de morte entre as doenças infecciosas no Brasil, a tuberculose mata, anualmente, uma média de 350 pernambucanos. Só em 2015, foram 4.692 novos casos confirmados da doença em todo o Estado. Apesar de ter cura e o medicamento ser oferecido de forma gratuita pelo SUS, a taxa de abandono do tratamento no Estado foi maior que 8% em 2015, colocando Pernambuco como o segundo Estado do País com a maior mortalidade por tuberculose em 2015 (392 casos).

Para chamar a atenção para os riscos da doença e marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) junta-se a Secretaria Municipal de Saúde de Camaragibe e o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose para promover, nesta quarta-feira (23/03), uma mobilização social com o objetivo de alertar a população sobre a doença. A ação, das 9h às 13h, ocorrerá no Terminal Rodoviário localizado no bairro de Tabatinga.

Além de orientações sobre a tuberculose e tabagismo, haverá exame para detecção da enfermidade (baciloscopia) e testes rápidos de HIV e sífilis. Também serão apresentadas esquetes teatrais. A ação faz parte da Campanha Mundial de luta contra à tuberculose, que vem sendo realizado desde o inicio do mês em vários municípios do Estado, com o tema “Tuberculose: Testar, tratar, vencer!”.

“O nosso objetivo é realizar uma grande mobilização social, incluindo orientações, atividades educativas e exames. Vamos conversar com as pessoas, explicar sobre a doença e seus sintomas, focando principalmente, na população que vive em s

ituação de rua. Com esse trabalho, esperamos reforçar o estabelecimento de parcerias intra e intersetoriais para o enfrentamento dessa doença", explicou a gerente de Vigilância das Doenças Transmitidas por Micobactérias da SES, Danyella Travassos. A gerente ainda ressalta que estimulou os demais municípios a realizarem atividades neste mês, sempre com foco no público mais vulnerável à doença.

Pelo menos 60 profissionais participarão da mobilização, entre técnicos dos programas estaduais de Controle da Tuberculose/Sanar, IST/Aids, Tabagismo e Operação Lei Seca, além das equipes da secretaria de Saúde de Camaragibe e de outros segmentos da sociedade, como o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose e alunos da Faculdade de Enfermagem da UPE.

TUBERCULOSE – É uma doença curável e com o tratamento gratuito, afeta principalmente, os pulmões existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch. A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. A busca ativa do sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares.

Os principais sintomas da doença são tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. É importante lembrar que as pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar o serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito.

DADOS – Em 2015, Pernambuco registrou 4.692 casos novos de tuberculose e 392 óbitos. Em 2014, o percentual de cura foi de 64% e a taxa de abandono do tratamento de 9%.

SANAR - No estado de Pernambuco, a tuberculose faz parte do elenco das doenças acompanhadas pelo Sanar - Programa de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas, em 15 municípios considerados prioritários com a maior carga da doença, sendo eles: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Igarassu, Abreu e Lima, Carpina, Escada, Caruaru, Petrolina e Goiana.