quinta-feira, 17 de março de 2016

Mobilização para o Dia 24 de Março no Estado de São Paulo

O Dia Mundial da TB foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Against Tuberculosis and Lung Disease - IUATLD).

A data foi determinada como uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.

O Dia Mundial da Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local que busca envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta contra esta enfermidade. No estado de São Paulo (ESP) serão realizados pelos municípios inúmeros eventos em torno desta data.

A Divisão de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo realizará o evento do Dia Mundial da Tuberculose no dia 24 de março, no Centro de Convenções Rebouças com a presença de municípios, laboratórios, unidades prisionais, membros do Comitê estadual de controle social da tuberculose, bem como outros membros da sociedade civil no enfrentamento da doença.

Neste evento serão premiados os locais (municípios, laboratórios, unidades prisionais e GVEs) pelas atividades de intensificação de busca de casos, de tuberculose.

A TB no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo possui o maior número absoluto de casos de tuberculose do Brasil, também porque tem a maior população. Foram 16.889 casos novos descobertos em 2015.

Felizmente a tendência da ocorrência de casos e das taxas de incidência é de declínio, sendo que de 1998 (49,3 por 100 000 habitantes) a 2015 (38,0 por 100 000 habitantes), houve um declínio nas taxas de 23 %.

Dia Mundial da Tuberculose
24 de Março de 2016

Centro de Convenções Rebouças

Av. Rebouças, 600 (Próximo ao Metrô Clínicas),
das 8 às 16 horas

Programação

Palestras:

• Tuberculose MultiResistente
• Biossegurança

Premiação: serão premiados os locais (municípios, laboratórios, unidades prisionais e GVEs) pelas atividades de intensificação de busca de casos, de tuberculose.


As inscrições devem ser feitas pelo link: