terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Blog recebe Selo Sérgio Arouca

O blog ´Tuberculose: circulando a informação´ será premiado nesta quarta-feira (14) pela qualidade das informações em saúde disponibilizadas na internet. Criado em 2012, com o objetivo de visibilizar as ações  de controle da tuberculose desenvolvidas no Brasil pela sociedade civil e gestão, tornou-se uma referência entre os diferentes públicos envolvidos no controle da doença no país.
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/SVS) é parceiro dessa iniciativa e tem o papel de apoiar tecnicamente o trabalho visando garantir a qualidade das informações publicadas.
A certificação, o “Selo Sergio Arouca”, será concedida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em evento que será realizado nesta quarta-feira (14), no Rio de Janeiro (RJ). Estarão presentes no evento Hermano Castro (diretor da ENSP), Denise Arakaki-Sanchez (coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde), Carlos Basilia (coordenador do Observatório Tuberculose Brasil) e Otávio Porto (coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, ENSP/FIOCRUZ).
Na oportunidade, André Pereira Neto (coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade) fará a apresentação do processo que resultou na criação do Selo Sergio Arouca que será conferido ao blog "Tuberculose: Circulando a Informação".
Durante a cerimônia também será lançado o livro "Qualidade da Informação em Sites de Tuberculose: Análise da Segunda Experiência Inovadora" que descreve e analisa o processo de avaliação dos sites de tuberculose.
A conquista veio após a avaliação de que o sítio eletrônico estava em conformidade com indicadores e critérios que atestaram a qualidade do conteúdo disponibilizado, garantindo aos usuários a certeza de informações corretas e atualizadas.

A avaliação é feita por uma equipe composta por profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma vez aprovado, o site poderá colocar no topo da página o “Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet”. Este selo indicará ao visitante que a informação disponível é confiável. Segundo os idealizadores do prêmio, a iniciativa é estratégica para a melhoria do SUS.

Selo Sergio Arouca
O prêmio, que atesta a qualidade da informação em saúde na internet, foi anunciado no 32º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado no Ceará, Fortaleza, em junho de 2016.
O nome do selo é uma homenagem ao professor Sérgio Arouca (1941-2003), um dos ideólogos do SUS e ex-presidente da Fiocruz nos anos de 1985 a 1989.
O Selo Sergio Arouca é uma marca que garante que a informação disponível em um site de saúde é de qualidade. Este selo foi criado pelo "Laboratório Internet, Saúde e Sociedade" (LaISS) e tem a chancela da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Ele assegura ao visitante que o conteúdo do site é compreensível e confiável. Com ele, o site adquire credibilidade, passa a ser recomendado e torna-se uma referência no assunto no Brasil.
Fontes: Ministério da Saúde/ENSP/FIOCRUZ