quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Minas Gerais realiza Encontro com Regionais de Saúde

Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2016, o Programa Estadual de Controle da Tuberculose  (PECT/MG) realizou encontro com as Referencias Técnicas em TB das Regionais de Saúde de Minas Gerais. O encontro proposto discutiu diversas questões relacionadas à doença, que anualmente soma cerca de 6.085 casos novos em MG. 

Dentre elas, Etiopatogenia, diagnóstico e esquema terapêutico com a Dra. Silvana Spíndola, a importância do TDO com a enfermeira Juliana Veiga, a questão dos exames laboratoriais com o bioquímico Cláudio Augusto da FUNED e o SINAN  e indicadores do Projeto de Fortalecimento da Vigilância  com a técnica Rita de Cassia.  

Além dos temas acima, a equipe do PECT abordou a questão do Sintomático Respiratório, Medidas de Controle e Prevenção,  Os problemas da TB resistente e a importância das ações ligadas à Comunicação, Advocacy e Mobilização.


Não poderíamos deixar de ressaltar as 7 Regionais de Saúde que se destacaram no ano de 2016 por reduzirem em no mínimo 55% das pendências relacionadas à  planilha de Monitoramento Oportuno dos Casos de Tuberculose  e alcançarem dois outros critérios   relacionados. Foram elas: Governador Valadares,  Patos de Minas, Pedra Azul, Sete Lagoas, Ubá,  Uberlândia e Teófilo Otoni que receberam Certificados de Reconhecimento, entregues pela Diretora de Agravos Não Transmissíveis da SES-MG, Alexia Valle de Freitas.
O produto do encontro foi a validação do Plano de Trabalho para o ano de 2017.

Fonte da Informação
Ludmila C. do C. Tavares
Programa Estadual de Controle da Tuberculose de Minas Gerais