quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Países de língua portuguesa juntos no controle da tuberculose

Brasília, 16 de novembro de 2015 - Entre os dias 9 e 13 de novembro foi realizado, em Brasília, o Curso Internacional de Gestão da Tuberculose: Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica para gestores dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP. Foi uma iniciativa do Ministério da Saúde para dar continuidade às atividades da Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde de Tuberculose (RIDES-TB) da CPLP, instituída em fevereiro de 2014.

O curso teve o objetivo de capacitar os gestores dos Programas de Controle da Tuberculose dos países convidados e foi ministrado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde do Brasil, e por outros convidados.

No total, cinco países enviaram seus representantes. Os convidados de Angola, Guiné Equatorial, Guiné Bissau,Moçambique e São Tomé e Príncipe compartilharam as aulas com os coordenadores dos programas estaduais de controle da tuberculose do Distrito Federal, Amapá, Roraima e o com a coordenação do programa municipal de Recife.

Entrega dos certificados
As aulas tiveram como ênfase as questões relacionadas ao diagnóstico, prevenção, tratamento, vigilância, planejamento, monitoramento e avaliação e comunicação, advocacy e mobilização social. Houve também uma oportunidade de compartilhamento de experiências por meio de apresentações dos países, estados e município da situação da tuberculose nas suas realidades. 

Para Cintia Dantas, consultora técnica do PNCT, eventos como este representam uma oportunidade de integração importante para os participantes. "Ambientes como esse proporcionam a troca de experiências e o compartilhamento de soluções para problemas que, normalmente, são comuns", conclui Cintia.