quinta-feira, 24 de maio de 2012


Deputados aprovam doação de área para UFRN construir Instituto de Medicina Tropical

O Instituto atuará na formação de profissionais qualificados em ciência e tecnologia médica para atuar na área de doenças negligenciadas como tuberculose, hanseníase, entre outras.

Fonte: Assembléia Legislativa do RN

Os deputados aprovaram, por unanimidade, em sessão plenária desta quarta feira, dia 23, o projeto de lei autorizando o governo do Estado a doar a área onde funcionava o hospital Evandro Chagas para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O terreno, com 3.743 metros quadrados fica localizado na rua Cônego Monte, no bairro Quintas. Ali, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai construir e instalar o Instituto de Medicina Tropical do Estado.

Essa doação viabiliza a criação de um centro de excelência voltado ao diagnóstico, tratamento e pesquisa de doenças infecciosas, fomentando o surgimento de novas estratégias destinadas a solucionar problemas no âmbito da saúde pública estadual e nacional.

Pela importância da matéria, os deputados dispensaram a tramitação da matéria pelas comissões técnicas da Assembleia Legislativa, o que apressou a sua aprovação.

O Instituto de Medicina Tropical também vai atuar na formação de recursos humanos qualificados em ciência e tecnologia médica. Esses profissionais desenvolverão suas atividades na área de doenças negligenciadas, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento de diagnósticos de moléstias como tuberculose, meningite, hanseníase e leishmaniose, entre outras, de acordo com a mensagem do governo que encaminhou o projeto.