terça-feira, 22 de maio de 2012

FMS de Teresina/PI e Ministério da Saúde discutem ações para melhorar o controle da Tuberculose

Fonte: 45 Graus

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), João Rodrigues, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (22), com representantes do Ministério da Saúde para tratar do controle da tuberculose em Teresina. Técnicos do Ministério da Saúde farão visita técnica ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN) e Laboratório Raul Bacelar para detectar possíveis problemas nos exames que diagnosticam a doença.

Entre os aspectos apontados na reunião está a integração da atenção básica com o tratamento da tuberculose, uma vez que Teresina tem um dos maiores índices de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Brasil e o controle do agravo pode ser facilitado pelas equipes que estão diretamente em contato com o paciente, além do tratamento da doença, que deve ser realizado em seis meses, de maneira contínua e acompanhada pelas equipes da ESF.

Para o presidente da FMS, João Rodrigues, é importante que seja realizado um levantamento acerca das principais dificuldades encontradas para que, a partir disso, a Fundação possa solucionar problemas pontuais.

"O controle da tuberculose, que é uma doença crônica, também é uma prioridade da FMS, pois, com a cobertura de mais de 95% do Programa Saúde da Família, é um fator positivo que vai nos ajudar a controlar a doença", explica João Rodrigues.