sexta-feira, 22 de junho de 2012


Centro Estadual de Vigilância em Saúde promove encontro sobre tuberculose


Fonte: SES

O Encontro Estadual Anual dos Programas de Tuberculose 2012 - Avaliação e Fluxos, promovido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi aberto nesta quarta-feira (20), no Auditório do Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre. O objetivo do encontro é debater a situação epidemiológica e a política de controle de tuberculose no Brasil e no Rio Grande do Sul. 

O evento é direcionado para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e para os 15 municípios prioritários no controle da doença. O secretário adjunto da SES, Elemar Sand, destacou a importância da participação das CRS para o fortalecimento da rede no Sistema Único de Saúde. "Muitos diagnósticos de tuberculose ainda são feitos nos hospitais e devem ser realizados na atenção básica. As Coordenarias são a porta de entrada para as secretarias municipais, assim como as Unidades Básicas de Saúde devem ser a porta de entrada para o cidadão". 

Estiveram também presentes na abertura da atividade o Diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Antonio Fernandes e a Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Estado e Diretora Técnica do HSP, Carla Jarczewsk, que apresentou os dados da tuberculose como quarta causa de mortes por doenças infecciosas e primeira causa de morte dos pacientes com AIDS no País.

O evento que se estende até esta quinta-feira, 21, proporcionará a capacitação de recursos humanos para a rede com reuniões técnicas multidisciplinares com avaliação de casos da doença nos pacientes das alas feminina e masculina do Sanatório Partenon, sob ponto de vista clínico que fundamenta a decisão terapêutica.