Do Comitê Estadual de Luta Contra a Tuberculose/CE
A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids do Ceará (RNP+/CE) em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose (APTU) e o núcleo de enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) distribuíram material informativo sobre tuberculose no Mercado Central de Fortaleza. Este evento marca o início de uma série de atividades organizadas pela APTU, que serão realizadas ao longo da semana, em alusão ao 24 de março - Dia mundial de luta contra a tuberculose.
Durante toda a manhã desta segunda-feira, equipe composta por voluntários visitou todos os quiosques nos 4 pavimentos do Mercado Central distribuindo panfletos e fixando cartazes com o objetivo de informar a população sobre os sintomas da tuberculose, formas de transmissão e tratamento.
Segundo o coordenador adjunto da RNP+/CE e representante do Comitê Estadual de Luta contra a Tuberculose, Otávio de Vasconcelos, todos os comerciantes apoiaram a ação.
"Algumas pessoas ficavam chocadas. Achavam que a tuberculose não existia mais. Outras não sabiam, por exemplo, que o tratamento era realizado gratuitamente pelo SUS", relatou.
Participaram desta atividade, a presidente da APTU, Argina Gondim, a professora de enfermagem da UNIFOR, Lea Barroso e as alunas do 7º semestre de enfermagem da universidade, Mikaela Barros e Yoko Dói.