Com a visão “Brasil livre da tuberculose”, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) promoveu nos dias 21 e 22 de agosto a Oficina com coordenadores estaduais. Na oportunidade foi apresentado o plano nacional para a eliminação da doença como problema de saúde pública e sua programação teve o objetivo de discutir os objetivos e as estratégias do documento.
O PNCT acredita ser esse um momento em que todos os extratos sociais devem estar envolvidos nesse propósito, sobretudo por ser a tuberculose uma doença desafiadora para o seu controle; cabendo articulação intra e intersetorial no intuito de enfrentar os determinantes relacionados com o aparecimento da doença.
Pensando na singularidade de cada local e nos problemas vivenciados nos município, o PNCT propôs um Diagnóstico Situacional arrojado, chamado de “Cenários da tuberculose no Brasil”. Com essa inovação espera-se contribuir com o planejamento e monitoramento local, auxiliando assim na identificação de prioridades por cada município brasileiro.