segunda-feira, 10 de setembro de 2018

No MedTrop, Prêmio Jovem Pesquisador fica com a SVS

Fonte: SVS Informa


O Programa Nacional de Controle da Tuberculose da Secretaria de Vigilância em Saúde (PNCT/SVS) foi destaque no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, até amanhã, quarta-feira (05/09). Daniele Pelissari, técnica do PNCT, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Jovem Pesquisador, na categoria doutorado. A premiação ocorreu durante o MedTrop e foi prestigiada pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Osnei Okumoto.

Aluna do programa de doutorado em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública/USP, Daniele ganhou o prêmio com o  trabalho "Impacto do encarceramento na incidência da tuberculose e sua interação com a desigualdade da distribuição de renda". Na entrega do prêmio estavam presentes a coordenadora do PNCT, Denise Arakaki, e o orientador do trabalho, o professor da USP, Fredi Alexander Diaz Quijano.

Durante a abertura do 54º MedTrop, o secretário de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou que a maior parte dos 15 trabalhos apresentados por técnicos do Ministério da Saúde no congresso são sobre tuberculose e imunização em sarampo e pólio. Na oportunidade, ele aproveitou para parabenizar todo o corpo técnico da SVS. “É com satisfação que estou representando a Secretaria e orgulhoso em ver o sucesso do trabalho realizado pela nossa equipe de colaboradores”, disse Okumoto. 

A  solenidade  de  abertura  do evento foi  palco  ainda  de  várias outras premiações,  entre elas a Medalha  Mérito  Científico  Carlos  Chagas  para o pesquisador  sênior  da  Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT),  concedida  ao  professor  Jeffrey  Jon  Shaw. 

A  SBMT  premiou  ainda  comunicadores  científicos  com  os  prêmios:  Jornalista  Tropical  (3  categorias)  e  NHR  Brasil  de  Jornalismo,  específico  sobre  matérias  relacionadas  à  hanseníase.