Fonte: SVS Informa
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose da Secretaria de Vigilância em Saúde (PNCT/SVS) foi destaque no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, até amanhã, quarta-feira (05/09). Daniele Pelissari, técnica do PNCT, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Jovem Pesquisador, na categoria doutorado. A premiação ocorreu durante o MedTrop e foi prestigiada pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Osnei Okumoto.
Aluna do programa de doutorado em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública/USP, Daniele ganhou o prêmio com o trabalho "Impacto do encarceramento na incidência da tuberculose e sua interação com a desigualdade da distribuição de renda". Na entrega do prêmio estavam presentes a coordenadora do PNCT, Denise Arakaki, e o orientador do trabalho, o professor da USP, Fredi Alexander Diaz Quijano.
Durante a abertura do 54º MedTrop, o secretário de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou que a maior parte dos 15 trabalhos apresentados por técnicos do Ministério da Saúde no congresso são sobre tuberculose e imunização em sarampo e pólio. Na oportunidade, ele aproveitou para parabenizar todo o corpo técnico da SVS. “É com satisfação que estou representando a Secretaria e orgulhoso em ver o sucesso do trabalho realizado pela nossa equipe de colaboradores”, disse Okumoto.
A solenidade de abertura do evento foi palco ainda de várias outras premiações, entre elas a Medalha Mérito Científico Carlos Chagas para o pesquisador sênior da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), concedida ao professor Jeffrey Jon Shaw.
A SBMT premiou ainda comunicadores científicos com os prêmios: Jornalista Tropical (3 categorias) e NHR Brasil de Jornalismo, específico sobre matérias relacionadas à hanseníase.