segunda-feira, 30 de julho de 2012

Começa amanhã a Oficina de avaliação do V Ciclo de visitas de M&A

De 31 de julho a 2 de agosto, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) realizará, em Brasília, a Oficina de avaliação do V Ciclo das visitas de monitoramento do PNCT a estados e municípios prioritários. Durante o evento, serão discutidos os resultados das visitas de monitoramento e avaliação das ações de vigilância em saúde para o estabelecimento de políticas públicas em nível local e nacional.

As visitas de monitoramento e avaliação orientam a tomada de decisões e qualificam o processo de gestão do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Durante estas visitas, são discutidas as ações realizadas pelos programas estaduais e municipais ao longo do ano e definidas as metas e recomendações para o período seguinte. 

A partir da avaliação do ultimo ciclo de visitas, realizadas no 2º semestre de 2011 e 1º semestre de 2012, será definida a metodologia de trabalho e reformulação dos instrumentos de coleta de dados para o próximo ciclo, bem como o papel de cada participante.

Considerando a importância da formação continuada dos monitores para disseminar a cultura de monitoramento e avaliação nos serviços onde atuam, serão realizadas capacitações de Manejo clínico da infecção latente da tuberculose e Biossegurança.

A metodologia do trabalho desenvolvido durante as visitas é definida e pactuada com todos os parceiros, sendo reformulada a cada reunião de avaliação. Por esta razão, a oficina conta com a participação de Técnicos do PNCT, Programas Estaduais e Municipais de Controle da Tuberculose, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Universidades e laboratórios.

Monitoramento e Avaliação (M&A)

Durante as visitas de M&A, são analisadas a estrutura e o funcionamento dos Programas de Controle da Tuberculose locais, com o intuito de obter informações gerais sobre laboratório, assistência farmacêutica, diagnóstico, tratamento e outros temas relacionados.  Além disso, as visitas aproximam estado, municípios e profissionais de saúde responsáveis pela assistência ao paciente com tuberculose, possibilitando a discussão, identificação dos problemas e melhoria dos processos de trabalho.

Serviço
Data: 31 de julho a 02 de agosto de 2012
Horário: 08:30 as 17:30 
Local: Hotel Manhattan, Setor Hoteleiro Norte - Brasília DF