terça-feira, 31 de julho de 2012

Oficina de avaliação do V Ciclo de visitas de M&A

Começou hoje, em Brasília, a Oficina de avaliação do V Ciclo de visitas de Monitoramento e Avaliação (M&A) do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) a estados e municípios prioritários.

Durante três dias, técnicos do Programa Nacional, Programas Estaduais e Municipais de Controle da Tuberculose, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Universidades e laboratórios estarão reunidos para discutir os resultados do último ciclo de visitas de M&A das ações de vigilância em saúde para o estabelecimento de políticas públicas em nível local e nacional.

Na cerimônia de abertura, o coordenador do PNCT, Draurio Barreira, ressaltou a importância da cultura de monitoramento e avaliação nos serviços de saúde e lembrou que o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil foi o grande incentivador desta prática.

As visitas de monitoramento e avaliação orientam a tomada de decisões e qualificam o processo de gestão do PNCT. Durante estas visitas, são discutidas as ações realizadas pelos programas estaduais e municipais ao longo do ano e definidas as metas e recomendações para o período seguinte. 

A partir da avaliação do ciclo de visitas realizado entre o 2º semestre de 2011 e o 1º semestre de 2012, será definida a metodologia de trabalho e reformulação dos instrumentos de coleta de dados para o próximo ciclo, bem como o papel desempenhado por cada participante.

Para amanhã, estão previstas capacitações em Manejo clínico da infecção latente da tuberculose (ILTB) e em Biossegurança.


Homenagem

Durante a cerimônia de abertura, foi realizada homenagem à colega e colaboradora do PNCT, Márcia Calixto, que faleceu na última semana. Por meio de um vídeo, a técnica Caroline Cyriaco reuniu fotos e mensagens que emocionou a todos que trabalharam e conviveram com Márcia.

Márcia sempre demonstrou seu comprometimento e dedicação na luta pelo controle da tuberculose, não só em Porto Alegre, mas também nacionalmente, tendo sido nos últimos anos colaboradora incansável do Programa Nacional como técnica da rede de assessores em monitoramento e avaliação das ações de controle da TB em vários estados e municípios.


Veja o vídeo