segunda-feira, 3 de junho de 2019

Tuberculose em crianças no Brasil é tema de audiência pública na Câmara Federal

Fonte: SVS Informa


Durante a audiência, Ministério da Saúde alertou para relação entre a pobreza e os índices da doença no Brasil



A Situação da Tuberculose em Crianças no Brasil” foi o tema da audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara dos Deputados na terça-feira (28), em Brasília. A sessão foi presidida pelos deputados federais Antonio Brito (PSD-BA) e Chico d’Ângelo (PDT-RJ).  

A diretora substituta do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DDCCIST), Denise Arakaki, alertou para os altos índices de pobreza, responsáveis pelos casos de tuberculose no Brasil em adultos. “Se a doença afeta o pobre, negros e pardos na idade adulta, os pouco escolarizados, a criança é duplamente prejudicada, pois ela vive em condições precárias, muitas vezes já está em locais com adultos que têm a tuberculose”, afirmou. “As crianças nessas condições nos preocupam, elas podem se tornar futuros indivíduos adultos com a tuberculose. As crianças pertencem a uma população que não reclama dos sintomas e a doença já é identificada em estágio avançado”, destacou.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e representante da Rede Brasileira em Pesquisa em Tuberculose (Rede TB), Clemax Santana, apresentou o histórico dos dados e das pesquisas da tuberculose em crianças no Brasil, que só passaram a ter relevância na década de 1990. “Até 1995 eram rasos e raros os registros. A partir da primeira divulgação do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2002, é que pudemos ter um panorama melhor da situação no Brasil”, disse.

Além do quadro de pobreza e da falta de condições adequadas para acesso às informações, diagnósticos e tratamento da doença, a advogada da Parceria Brasileira contra Tuberculose, Marcia Leão, ressaltou a coesão da sociedade para debater os avanços dos casos da doença na população infantil. “É preciso unir a gestão púbica, a academia, os parlamentares e a sociedade civil para conter a doença a fim de que sejam construídas políticas públicas para essa parcela da população que sofre com a doença”.

Brasil – Em 2018, foram registrados 72 mil novos casos de tuberculose no país segundo o Ministério da Saúde. No ano anterior, foram 73 mil. Segundo a pasta, a doença tem relação direta com a pobreza e a exclusão social. Entre os novos casos, 10,4% são presidiários, 8,7% pessoas com HIV, 2,5% população de rua e 1% indígenas, considerados de maior vulnerabilidade à doença. 

Veja aqui as fotos da audiência pública.