Fonte: SVS Informa
O Brasil recebeu, entre 8 e 17 de abril, a visita de representantes do Programa Regional de Prevenção, Controle e Eliminação da Tuberculose da Organização Pan-Americana de Saúde - Washington (OPAS-WDC).
Coordenados pelo responsável do Programa Regional de Prevenção, Controle e Eliminação da Tuberculose da OPAS, Rafael López, os monitores visitaram as cidades de Manaus, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O objetivo da visita foi o de monitorar as ações para enfrentamento da tuberculose no Brasil e conhecer projetos e iniciativas de controle da doença, além de recomendar ações ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose e estratégias para o fim do agravo.
Os monitores reuniram-se com setores do Ministério da Saúde, entre eles: Departamento de Atenção Básica; Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB); Departamento de Assistência Farmacêutica; Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais; Secretaria Especial de Saúde Indígena; Sistema de Informação de Agravo de Notificação. A comitiva também visitou outros setores federais, como Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Cidadania e a Frente Parlamentar de Luta Contra a Tuberculose.