segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PCT/CE realiza mais uma oficina de atualização nas técnicas de aplicação e leitura da prova tuberculínica


De 28 a 31 de agosto, o Programa de Controle da Tuberculose do Ceará (PCT/CE) realiza mais uma Oficina de atualização para enfermeiros nas técnicas de aplicação e leitura da Prova Tuberculínica (PT). A capacitação é uma realização da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com a Escola de Saúde Pública e  apoio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/MS).

Além de habilitar os técnicos em enfermagem, descentralizando a aplicação e leitura da prova tuberculínica para as unidades básicas de saúde, a oficina busca padronizar as técnicas de aplicação e leitura da PT para enfermeiros (as)  que atuam nos serviços de saúde e atualizá-los sobre os mais diversos assuntos sobre a tuberculose. 

Segundo a coordenadora do PCT do Ceará, Sheila Santiago, a partir destas capacitações busca-se ampliar o acesso de pacientes e familiares à prova tuberculínica e estabelecer uma rede de profissionais aptos para subsidiar as ações de controle da tuberculose e co-infecção TB/HIV. 


Uma terceira turma está prevista para o período de 6 a 9 de novembro. A primeira oficina de atualização foi realizada no mês de julho e capacitou 57 enfermeiros. 

A expectativa do PCT estadual é de atualizar técnicos que realizam PPD, para cobrir, até o final do ano, mais de 80% dos municípios do estado.