sexta-feira, 3 de agosto de 2012

São Paulo recebe o Encontro de Coordenadores dos Programas de Controle da Tuberculose do Mercosul

Nos dias 6 e 7, será realizado, em São Paulo, o Encontro de Coordenadores dos Programas de Controle da Tuberculose dos Estados Partes e Associados do Mercosul, que além de discutir ações de controle da tuberculose nestes países e nas regiões de fronteiras para subsidiar a reunião de ministros da saúde do Mercosul, tem como objetivo estabelecer fluxos e referências de detecção de casos, vigilância e tratamento adequado, entre outros temas.

Participam deste encontro, coordenadores dos programas de controle da tuberculose nos Estados Partes e Associados do Mercosul como Argentina, Brasil, Chile, Uruguai , Colômbia, Peru, Bolívia e Venezuela.

Representantes dos programas de tuberculose de estados e municípios brasileiros que fazem fronteira também farão parte dessa discussão. Apesar de não ser um estado de fronteira, o estado de São Paulo recebe muitos estrangeiros e por esta razão também fará parte e sediará a reunião.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e representa uma das primeiras reuniões do Brasil após assumir a presidência pro tempore do Mercosul. No entanto, o encontro já estava acordado desde a Reunião de ministros da saúde do Mercosul, realizado em dezembro de 2011, em Montevidéu. 

Com a criação da área de cooperação internacional no Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), além da articulação e integração das ações entre os países, os estados e municípios brasileiros fronteiriços também passam a ser prioridade. Desta forma, estão sendo acordadas outras reuniões e seminários como este junto aos países vizinhos.