quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tuberculose e Eleições 2012: Frente Parlamentar de Tuberculose cobra ações de candidatos à prefeito no RJ

Por ALERJ

O presidente da Frente Parlamentar de Combate à Aids e Tuberculose, deputado Gilberto Palmares, elaborou um documento com dez itens, que será entregue aos candidatos às prefeituras do estado. O Rio de Janeiro tem a maior incidência da doença no Brasil.

Na luta por conseguir que o tratamento da tuberculose tenha maior prioridade das autoridades, o deputado estadual Gilberto Palmares conseguiu que os indicadores da doença sejam incluídos entre as informações a serem analisadas para medir os resultados do programa “Renda Melhor”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. “Este programa visa acabar com a pobreza extrema no estado,

Palmares lembrou que a questão da tuberculose não é apenas de saúde, mas intersetorial, uma vez que é preciso melhorar as condições de habitação dos doentes e fornecer meios para que estes não abandonem o tratamento, como vale transporte e cestas básicas. Ele lembrou que apesar da tuberculose ser um problema gravíssimo no Rio, muitos parlamentares da área de saúde não estão envolvidos no combate à doença e conclamou todos os parlamentares a se engajarem nessa luta.

O Fórum ONGs Tuberculose RJ, representado por Wanda Branco, do CEDAPS, participou do Debate.

ASSISTA AO VÍDEO: http://www.tvalerj.tv/PlayMediaInPortfolio.do?mediaId=13314