A Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Pará realizou no período de 24 a 28 de março de 2014 atividades de tuberculose em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
No dia 24 de março realizou-se o IV Seminário estadual sobre os “Desafios para o controle da tuberculose em populações vulneráveis: moradores de rua, privados de liberdade e indígenas”, do qual participaram como palestrantes a coordenadora do município de Belém, que abordou a situação do morador de rua, técnicos da Superintendência do Sistema Penitenciário e do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins.
Também participaram o Secretário Estadual de Saúde, alguns Secretários Municipais de Saúde, COSEMS, SUSIPE, DSEI’s, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Santa Casa de Misericórdia do Pará, LACEN, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Grupo AJUS, profissionais de saúde da região metropolitana, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública e alunos de universidades.
No período de 25 a 28 de março, técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose realizaram palestras para alunos de universidades sobre “O programa de controle de tuberculose na atenção primária: a importância da integração multiprofissional”.
Foram contemplados alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina de universidades da região metropolitana com média de público de 100 alunos em cada palestra.